Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Compras de carnaval exigem cuidados; veja orientações

O período de Carnaval costuma ser de bastante movimento no comércio de comidas e bebidas, além de artigos canavalescos, no estado. Porém, conforme o Procon-JP, os consumidores devem ficar atentos aos perigos de se comprar produtos que podem estar vencidos ou com defeitos.

Segundo o Procon-JP, caso as compras sejam feitas em lojas físicas, o consumidor deve ficar atento para possíveis defeitos, devendo avaliar se o produto está 100%, verificando tamanho e cor. Além disso, o consumidor deve ficar atento ao período de troca.

”Como se trata de artigos carnavalescos e adereços que são usados apenas um vez por ano, esse problema é muito menor, mas ainda assim existe, principalmente porque se for um produto que possa ser reaproveitado no ano seguinte ou em outros eventos sociais, o ideal é combinar com a loja um prazo de troca porque, se não for por vício, o estabelecimento não tem obrigação de fazer esse procedimento”, informou o Procon-JP.

Caso as compras sejam pela internet, a orientação é de que os consumidores verifiquem a procedência do site, como registro de CNPJ e endereço. Além disso, é preciso atenção ao prazo de entrega informado no momento da compra e o preço do frete do produto.

Já pessoas que pretendam fazer refeições fora de casa devem ficar atentas a higiene dos estabelecimentos e a possíveis infrações cometidas pelos bares e restaurantes.

“Quem pretende fazer refeições fora de casa, além de verificar se o ambiente atende a determinados requisitos de higiene, lembrar que não é obrigado a pagar 10% sobre o valor da conta e também não existe consumo mínimo, além de não haver limite de valor para pagamento no cartão de crédito. Um conselho importante para quem for consumir em bares e restaurantes,  é o de ficar atento na hora de pagar a conta e verificar se o que está no documento ‘bate’ com o que foi consumido”, disse o Procon-JP.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.