Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Compras natalinas podem comprometer orçamento

A partir do início do mês de dezembro, começa uma verdadeira contagem regressiva para a chegada do Natal para algumas pessoas. Uma época que, além de contar com a celebração religiosa do nascimento de Jesus Cristo, é recheada de confraternizações e muitas compras, principalmente para os tradicionais “amigos secretos”.  Por isso, o consumidor deve ficar atento na hora de comprar os presentes, para não comprometer o orçamento e também não cair em alguma cilada.

Para a enfermeira Ericka Vilar, analisar o orçamento é o passo mais importante, colocando na ponta do lápis todas as suas despesas, separando parte de suas finanças para os gastos com as compras.

“É um período que gostamos de presentear aquelas pessoas mais próximas, mas tudo isso tem custo. Para evitar uma despesa maior e poder fazer todas as compras, eu analiso o meu orçamento, vejo o que tenho e o que posso gastar daquele dinheiro para realizar essas compras. Faço um levantamento dos meus custos e uma lista das pessoas que vou presentear, com os respectivos presentes”, disse a enfermeira Ericka Vilar.

A busca pelo menor preço, porém prezando pela qualidade do produto também estão na lista de prioridades de Ericka. Ela relatou que faz uma pesquisa antes de parar em alguma loja.

“A partir daí, vou à busca das lojas onde eu poderia encontrar esses presentes, então eu pesquiso bastante onde comprar o produto com um menor custo, mas sempre atenta à qualidade de cada item”, completou.

Para Ericka, o pagamento à vista é sempre a melhor opção, pois sempre há um bom desconto para esse tipo de pagamento e, quando colocado na balança, reflete uma grande economia.

“Opto sempre pela compra à vista, pois se eu souber que vai ter um desconto bom, juntando todos os presentes, acabo economizando um bom dinheiro”, finalizou.

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, confirmou as precauções seguidas pela enfermeira Ericka Villar e alertou também para as compras parceladas no cartão de crédito.

“Antes de realizar qualquer tipo de compra, o consumidor deve analisar o seu orçamento, para que ele não venha a se encantar com as promoções de fim de ano, pois ele pode fazer um financiamento parcelado no cartão de crédito, acarretando uma dor de cabeça durante todos os meses de pagamento das parcelas”, disse Helton Renê.

Com o crescimento das compras pela internet, a precaução deve ser ainda maior, pois existe uma grande quantidade de ofertas falsas sendo divulgadas, o que pode confundir e enganar o consumidor. Helton Renê alertou o consumidor sobre essa modalidade de compras.

“Para as compras natalinas, a dica segue o mesmo entendimento da época da black friday, onde muitas pessoas adquiriram produtos em sites não confiáveis. Quando procurar compras na internet, o importante é checar a veracidade da oferta e também buscar por um pagamento seguro, evitando problemas maiores no futuro”, disse.

O estudante Antônio Araújo afirmou que toma cuidados para saber se o site da oferta é verdadeiro e também sobre os valores cobrados pelo frete do produto.

“Tenho cuidado com a procedência do site, verifico em outros locais a qualidade do serviço e a satisfação dos outros clientes que compraram. Também vejo a questão da entrega, pois às vezes cobram muito caro pelo frete e o produto demora a chegar”, disse o estudante Antônio Araújo.

Helton Renê alertou também para o procedimento de troca dos produtos, afirmando que sempre deve ser feito um acordo entre o consumidor e o comerciante para a troca ser efetuada futuramente.

“É importante que o consumidor, ao comprar um presente, tenha a preocupação de combinar com o comerciante a possibilidade da troca do produto, estabelecendo-se um prazo para essa troca, principalmente com aqueles produtos mais pessoais, como roupas e perfumes. A troca do produto só é prevista em Lei, quando há algum vício, como um produto que esteja defeituoso, por exemplo, então o consumidor deve ficar atento para combinar tudo previamente com o comerciante”, pontuou.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.