Início Geral

Concerto em JP homenageia compositores do Brasil e França, nesta sexta

A Orquestra Municipal de João Pessoa (OSMJP) se apresenta nesta sexta-feira (30), às 19h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba, na Capital. Desta vez, para homenagear o compositor pernambucano Clovis Pereira e, num segundo momento, o compositor francês Maurice Ravel, num encontro entre o Brasil e a França. A programação será aberta ao público e contará também com uma exposição do artista plástico Guto Holanda. Comente no fim da matéria.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

No início da apresentação do concerto, a orquestra mostra a obra que representa as festas juninas do Nordeste na peça “Festa Junina 1”, baseada no tema de Luiz Gonzaga “Olha pro Céu Meu Amor”. Na seqüência, o Spalla (1º violino) da Orquestra, Clovis Pereira Filho, será o solista do Concertino para Violino e Orquestra de Câmara, composto por Ce´sar Guerra-Peixe.

A segunda parte do concerto é dedicada ao talento francês do compositor Maurice Ravel e sua obra “Pavana para uma Princesa morta” que foi escrita no ano de 1899, em uma versão para piano, quando o compositor tinha apenas 24 anos e estudava no conservatório de Paris. A peça foi orquestrada em 1910 pelo próprio compositor.

A pavana era tradicional dança espanhola em movimentos lentos, que gozou de grande popularidade entre os séculos XVI e XVII, por ter raízes bascas. Ravel tinha uma predileção especial pela musica espanhola.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.