Início Entretenimento

Concerto para Saxofone é destaque na Sinfônica da PB

O saxofonista paraibano Costinha participa do 6º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica da Paraíba como solista, na execução do ‘Concerto para Saxofone Alto, Op. 119’, do compositor russo Aleksandr Glazunov. A apresentação será nesta quinta-feira (19), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e entrada gratuita.

“Neste concerto teremos a participação de um instrumento bastante inusitado, que é o saxofone, que vai ser tocado por Heleno da Costa Filho, carinhosamente chamado pelo nome artístico de Costinha”, disse o maestro. “É uma obra muito importante para o repertório sinfônico, porque apresenta um instrumento tipicamente popular, dentro de uma linguagem para concerto sinfônico. O casamento é muito bonito, porque o timbre do saxofone combina muito bem com o timbre das cordas. E é um concerto para saxofone e orquestra de cordas”, destacou.

Esta apresentação da OSPB terá início com a execução da ‘Sinfonia n. 1 em Ré Maior, Op. 25 – Clássica’, de Sergei Prokofiev (1981-1953), com quatro movimentos (Allegro, Larghetto, Gavote – Non troppoallegro e Finalle – Molto vivace). Em seguida, será a vez da participação de Costinha no ‘Concerto para Saxofone Alto, Op. 119 (Allegro moderato, Andante sostenuto e Allegro)’, de Aleksandr Glazunov (1865-1936).

Após o intervalo, os músicos da OSPB vão mostrar ao público a obra ‘Clair de Lune’ (Orquestração: André Caplet), de Claude Debussy (1862-1918), e a ‘Suíte Tcheca, Op. 39’ (Preludio – Pastorale, Polka, Minueto – Sousedská, Romance e Finale– Furiant), de Antonin Dvorak (1841-1904).

Concerto no Sertão

A cidade de Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, será palco do próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A apresentação será no dia 27 deste mês, como parte de projeto de audiovisual promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com participação de dois solistas da orquestra, João Henrique Oliveira e Sabiano Araújo de Oliveira, e um guitarrista convidado, Alex Madureira. O concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.