Moeda: Clima: Marés:

Conde integra Novo Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Divulgação

Conde recebeu o certificado que integra até 2023 o Novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Governo Federal que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas na publicação que assegura recursos e políticas públicas para o setor.

A prefeita de Conde, Karla Pimentel, comemorou a certificação e destacou que o desenvolvimento do turismo é prioridade em sua gestão. “O turismo é um instrumento para geração de emprego e renda para o nosso povo e de desenvolvimento para o nosso município. Nós estamos profissionalizando o turismo em nossa região e investindo em capacitação e infraestrutura para receber muito bem os nossos visitantes”, disse.

Marília Melo, secretária de Turismo de Conde, afirmou que a certificação é uma vitória para o Conde e significa mais recursos para desenvolvimento do turismo. Ela lembra que para conseguir a inclusão, o município cumpriu critérios como: possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos; ter Conselho Municipal de Turismo ativo; comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê, que neste caso foi o Fórum Costa das Falésias.

Fomento

A Prefeitura de Conde vem investindo em turismo. Abriu o Centro de Atendimento ao Turista para dar suporte e apoio aos visitantes e vai inaugurar o Hotel Escola, espaço que será utilizado para formação de mão de obra qualificada. A gestão também vai investir na sinalização turística, implantação wi-fi gratuito em 18 pontos da cidade e Roteiro Digital – QR Code nos pontos turísticos com informações sobre a localidade.

Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Destino mais acolhedor

Conde foi escolhido o destino turístico mais acolhedor da Paraíba, segundo a edição 2022 da Traveller Review Awards, divulgada pela plataforma de viagens Booking.com. A premiação anual se baseia em mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes e reconhece os destinos e prestadores de serviço de viagem mais acolhedores do mundo. Segundo a Booking.com, em quesito de hospitalidade, o Brasil se destacou e figurou no ranking dos dez países mais acolhedores do mundo, em 8º lugar.

Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura de Conde.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.