Uma ação está reduzindo o índice de comportamentos violentos na cidade do Conde, Litoral paraibano. No ano passado, os alunos do município passaram a contar com aulas de Educação Socioemocional. As Avaliações de Resultados da Inteligência Relacional aplicadas no início e no final do ano constataram que 37% dos alunos reduziram os comportamentos violentos e conflituosos em sala de aula.
Além disso, 42% estão desenvolvendo relações mais harmônicas e pacíficas, 44% estão regulando melhor suas emoções e impulsividade e outros 42% estão conseguindo, a partir desse trabalho, identificar as emoções que sentem nas diversas situações do dia a dia.
As atividades foram desenvolvidas em sala de aula por meio da metodologia da Inteligência Relacional, empresa pioneira no país que há mais de 10 anos tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano.
Cerca de cinco mil estudantes do Ensino Fundamental I e II foram contemplados com a proposta educacional que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz.
Na avaliação da Secretária de Educação, Aparecida Uchôa, a ação educacional ultrapassou as expectativas, tendo em vista ser o primeiro ano de aplicação em Conde. “Alcançamos 51% de melhoria geral nas relações interpessoais dessas crianças e adolescentes. Isso corresponde, para nós, um grande sucesso, passando da metade dos alunos em apenas um ano. A partir do momento que eles vão percebendo o protagonismo disso, isso repercute também na casa deles, na comunidade e no município como um todo”, comemorou.
Já a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Maria Dóia, responsável pelo acompanhamento dos educadores do município e pela apresentação dos resultados, destacou o envolvimento de todos que estão à frente das atividades. “Ao longo dos acompanhamentos pedagógicos percebemos um número grande de educadores envolvidos, que entenderam a proposta da metodologia e se engajaram. Sabemos que tudo isso tem contribuído para esse resultado na prática, como constatamos pelos números na avaliação qualitativa e quantitativa”, disse.
Em 2019 a inovação pedagógica permanecerá na grade curricular de todas as 22 escolas do município paraibano.
Uma vez por semana e aplicada em 1 hora/aula, a metodologia de Educação Socioemocional promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades de vida e bem-estar que contribuem para a redução da violência e melhoria da convivência e dos índices de aprendizagem.
A metodologia integra e articula diversas contribuições científicas, baseadas em humanistas, sociólogos e filósofos, divididos em um eixo emocional e um social. Com mais de 10 anos já beneficiou aproximadamente 690 mil alunos e mais de 24 mil educadores em 22 estados brasileiros.
A metodologia de Educação Socioemocional da Inteligência Relacional está alinhada direta ou indiretamente, a todas as competências gerais da educação básica previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre estas competências, é proposto diretamente o reconhecimento das emoções e a capacidade para lidar com elas (8ª), o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação (9ª), destacando o agir com autonomia, flexibilidade e resiliência (10ª).