Confian?a do consumidor continua em baixa e 54% da popula??o n?o se sentem segura no emprego

17
COMPARTILHE

Mesmo com uma leve melhora de 0,57%, chegando aos 95,58 pontos, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Região Metropolitana de João Pessoa continua baixo, mostrando pessimismo com relação à situação econômica a curto e médio prazo. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) e mostram que mais da metade dos entrevistados não se sentem seguros no emprego.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na comparação anual, o ICC registrou retração de 14,69% em relação a novembro de 2014, quando foi registrado um otimismo de 112,04 pontos, e no acumulado do ano, a redução foi de 15%.

Segundo o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, a queda da renda real do trabalhador e o aumento do desemprego contribuíram para a queda da confiança.

“Dentre os fatores que influenciaram negativamente o resultado na comparação anual estão a queda na renda real do trabalhador, aumento do desemprego, crédito ao consumidor mais caro e restrito e taxas de juros e de inflação em patamares elevados”, declarou Marconi Medeiros.

A pesquisa também relacionou que 30,99% dos entrevistados se sentem ‘seguros’ ou extremamente seguros’ no emprego atual, contra 31,42% em outubro. Já o percentual das pessoas que se sentem ‘nada seguros’ ou um pouco seguro’ no emprego foi de 50,64%, em outrubro, para 54,38% este mês.

Para Marconi Medeiros, a leve alta de 0,57% na confiança dos consumidores se deve ao pagamento do 13º salário e ao fim de ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas