Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Confiante, técnico Flávio Araújo projeta o seu sétimo acesso em nove anos

Discurso simples, palavras firmes e brilho nos olhos. A postura de Flávio Araújo é um misto de estrategista e sonhador, mas o atual técnico do Treze está diante de um grande feito na sua carreira, afinal o jogo decisivo do Galo da Borborema contra o Caxias-RS pode ser o seu sétimo acesso a uma série do futebol brasileiro nos últimos nove anos. Um fato invejado e ao mesmo tempo almejado por qualquer treinador de futebol.

A sequência vitoriosa começou em 2009, quando Flávio Araújo comandou o Icasa-CE, na brilhante campanha que colocou o time na Série B. Em 2011, foi a vez do treinador repetir o feito, desta vez com o América de Natal-RN, que também garantiu uma vaga na Segunda Divisão nacional.

O trabalho que lhe rendeu maior ascensão foi no Sampaio Corrêa-MA. Flávio precisou de apenas dois anos (2012 e 2013) para tirar o time da Série D e colocá-lo na Série B. Em 2015, o River-PI garantiu uma vaga na Série C e a sua conquista mais recente foi em 2017, quando o CSA-AL subiu para a Série B e, além disso, terminou a competição com o título de campeão.

A partida no Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS, é rodeada de muita expectativa para o Treze, afinal é dela que o alvinegro pode sair com o acesso à Série C do próximo ano. Sabendo da responsabilidade, o treinador garantiu que este será um presente para o torcedor, que foi um diferencial nesta campanha da Série D.

“Estamos trabalhando com este objetivo. Será um feito para a nossa carreira, mas principalmente pra dar alegria ao nosso torcedor, que tem nos apoiado bastante durante esta Série D. Será um jogo difícil, o adversário é forte e acima de tudo temos que jogar com personalidade para surpreendermos a equipe do Caxias”, disse o técnico.

O Treze deixou Campina Grande nesta sexta-feira (6). No itinerário, a delegação sairá de João Pessoa para Porto Alegre e depois seguirá de ônibus até Caxias do Sul-RS. O retorno será na segunda-feira (9), pela manhã e a expectativa é que o Galo da Borborema chegue na Rainha da Borborema no início da noite de segunda, exatamente quando o arquirrival Campinense também estará decidindo o acesso à Série C do próximo ano.

Confira outros trechos da entrevista de Flávio Araújo:

Vantagem contra o Caxias

“Toda vantagem é importante. É uma pequena vantagem, mas tem a sua importância, porque o adversário já começa o jogo atrás. Mas, isso não quer dizer que a nossa equipe vá se acomodar por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Nós vamos a campo fazer o nosso jogo e jogar da maneira que jogamos durante toda a competição, para assim conseguirmos o objetivo”.

Ausências

“Já está tudo definido. O Talisson (lateral-direito) está fora e o Samurai está confirmado com a camisa 23, começando como titular”.

Possibilidade de pênaltis

“Tivemos no primeiro mata-mata uma decisão por pênaltis. Desde a ocasião da URT-MG que treinamos penalidades. Já tenho na cabeça a relação bem definida dos que vão cobrar, os primeiros cinco e os outros seis. Nós estamos preparados para isso, até porque faz parte da decisão”.

Clima do elenco e de Caxias-RS

“O clima está muito bom. Construímos um grupo unido, compromissado e que se empenha bastante. Eu não vejo muita diferença de Campina Grande pra Caxias, mesmo lá a temperatura sendo um pouco mais baixa. Não teremos dificuldade para adaptação. Eu principalmente, afinal estou em Campina há cinco meses”.

Mistério para o jogo

“Não tem segredo. Nós conhecemos o Caixas e eles nos conhecem. Conhecemos os jogadores deles e eles os nossos. Passamos a semana inteira motivando e mostrando para os nossos atletas a importância deste confronto. Agora é esperar chegar domingo e colocarmos tudo dentro de campo”.

*Por Raniery Soares

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.