Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Confira 10 dicas para organizar a rotina de estudos do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 04 e 11 de novembro, mas as inscrições começaram nessa segunda (7) e seguem até 18 de maio. Para aqueles que tentarão uma vaga nas universidades, chegou a hora de intensificar a rotina de estudos e começar a se preparar. Confira 10 dicas para auxiliar neste processo.

Leia também: Professor aponta cinco possíveis temas para o Enem 2018

Organização – Organize-se. Separe um ambiente tranquilo para estudar em casa ou peça ajuda à família na hora do estudo. Vale a pena pedir mais silêncio ou mesmo reservar um cômodo só para você durante o período de concentração.

Cursos Online – Uma das principais ferramentas de estudo de quem estuda em casa são os cursos preparatórios online. As plataformas de ensino online são mais acessíveis, e os resultados, assim como nos cursos presenciais, dependem principalmente do empenho dos estudantes.

Leia os comentários – Vale a pena ler os comentários dos vídeos publicados, para não perder tempo com apresentações que nada vão acrescentar na sua rotina de estudos ou mesmo para acompanhar dicas ou reflexões dos outros estudantes que poderão ajudá-lo a se preparar para a prova.

Aula chata – Se o conteúdo é bom, mas a aula é chata, avalie se terá motivação para passar o ano aprendendo daquela maneira ou se é melhor buscar algo mais dinâmico. A preparação para a prova é um processo estressante e exige que o estudante se aplique.

Animação demais – Se a aula é muito animada, mas você não entende o conteúdo, é melhor buscar outra metodologia, por mais divertido que o professor seja. Essa é uma armadilha comum nos cursinhos preparatórios – aulas-show, mas sem didática.

Escolha um – Hoje há uma grande oferta de videoaulas no YouTube, por isso vale a pena acompanhar o conteúdo de diversos canais para complementar a formação. No entanto, é importante escolher e assinar um dos cursos preparatórios disponíveis para ter acesso a todas as matérias e ao material pedagógico.

Não estude – A atenção é um recurso esgotável. Assim como um músculo, a nossa concentração, após um longo período de utilização, fica fatigada. Por isso, é importante criar uma rotina de estudos que leve em conta um tempo de lazer.

Anote – Com a facilidade de assistir às aulas pelo computador, muitos estudantes apenas acompanham a matéria sem fazer anotações ou apenas com prints da tela. A aula não é um filme, por isso é importante comprar um caderno e anotar o conteúdo.

Faça amigos – Busque conhecer outros estudantes que têm o mesmo objetivo, seja para trocar informações ou mesmo combinar para revisar o conteúdo juntos.

Pratique – Na internet, é fácil encontrar provas e gabaritos antigos, portanto refaça-os. Coloque em prática o conteúdo aprendido, faça exercícios e simulados. Uma dica: Não se assuste com os resultados e nem desanime; leve os simulados como uma oportunidade para ajustar o estudo antes do grande dia.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.