Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Veja esquemas de segurança e ônibus para romaria em JP

Neste sábado (25) acontece em João Pessoa mais uma edição da Romaria da Penha, celebração religiosa que atrai, em média, 500 mil fieis. Para garantir o cuidado adequado aos romeiros, diversas entidades prepararam esquemas especiais para a 254ª edição do evento. Confira abaixo o que ficou definido nos setores de segurança, transporte público e saúde, além das opções de tráfego.

Segurança

Cerca de 100 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vão atuar no percurso, buscando garantir a fluidez no trânsito e o tráfego seguro dos fieis. A romaria também vai contar com um reforço no efetivo e esquema especial montado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A fim de evitar acidentes, a corporação empregará aproximadamente 150 profissionais, apoiados por 25 viaturas de todas as modalidades de atendimento: pré-hospitalar, busca e salvamento e combate a incêndio.

A Polícia Militar contará com 610 policiais a pé e motorizados, nos quase 14 quilômetros de extensão da romaria. Serão empregados 18 PMs a cavalo do Regimento de Polícia Montada, 55 viaturas e 18 motocicletas. Também serão utilizados os cachorros do canil, plataformas e postos de observação policial.  O policiamento contará ainda com apoio de videomonitoramento e drones, que auxiliarão na prevenção e atendimento a ocorrências.

A PM acompanhará da concentração dos fieis, que ocorrerá a partir das 18h na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no sábado, na Avenida João Machado, até o fim do trajeto, no Santuário de Nossa Senhora da Penha. A parte profana da Romaria, que acontece no domingo (26), será acompanhada até o fim, por volta das 17h.

Ônibus

Serão colocados 100 ônibus extras, que circularão por toda a região de Mangabeira, Beira Rio e pela Avenida Epitácio Pessoa, até o Terminal de Integração do Varadouro, partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis ‘Federal’. As linhas do ‘Tetéu’ estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída/embarque/desembarque dos ônibus após o término do evento religioso.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial de atendimento com profissionais presentes durante todo percurso. Serão três pontos fixos: na Universidade Federal da Paraíba, na Praça da Paz e próximo ao Fórum de Mangabeira. Em cada ponto estará uma equipe de saúde composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para realizar primeiros socorros, além de uma equipe de apoio.

A Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha irá fazer atendimento especial aos romeiros. Três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e a equipe de apoio estarão atendendo quem participa da romaria, já a partir das 20h do sábado até as 7h do domingo.

O Samu também prestará assistência desde a concentração até a dispersão dos romeiros. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI Móvel, acompanhará todo o cortejo. Duas unidades básicas estarão instaladas em pontos estratégicos e quatro motolâncias seguem na frente do cortejo.

Opções de tráfego

Os pontos de isolamento na concentração serão estendidos de acordo com o aumento do número de romeiros, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Avenida Tabajaras (Praça Castro Pinto) ser interditado a partir das 18h.

Após o bloqueio do cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

Os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com a João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até à Rua Nina Lima, retornando às Trincheiras.

 

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.