Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Confira medalhas conquistadas pelos paraibanos nos Paralímpicos de Tóquio

Oito dos 13 representantes da Paraíba nos Jogos Paralímpicos de Tóquio subiram ao pódio

Com a conquista do ouro na Seleção Brasileira de Futebol de Cinco, que tem os paraibanos Matheus, Luan e Damião Robson, e o bronze, com Petrucio Ferreira, os números apontam neste sábado (4) que oito dos 13 representantes da Paraíba nos Jogos Paralímpicos de Tóquio subiram ao pódio.

Elencando as conquistas dos paraibanos, a conclusão indica Petrucio Ferreira dos Santos com ouro nos 100m e bronze nos 400m. Outro bronze foi conquistado por Cícero Valdiran Lins Nobre no lançamento de dardo.

No goalball, com os representanes da Paraíba Emerson Silva e José Roberto, também teve ouro. Já a paraibana Silvana Mayara Cardoso Fernandes ganhou bronze no taekwondo.

Futebol de Cinco

A Seleção Brasileira de Futebol de Cinco venceu a Argentina por 1 a 0 na final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no início da manhã deste sábado (4). O gol foi marcado por Raimundo Nonato, artilheiro do Brasil na competição, com seis gols, a sete minutos do fim da partida disputada no Parque Esportivo Urbano de Aomi.

Seleção Brasileira de Futebol de Cinco em 2021 (Foto: Divulgação/CPB)

Essa é a quinta medalha de ouro brasileira na modalidade. Desde que o futebol de 5 passou a fazer parte do programa paralímpico, em Atenas 2004, o Brasil sempre foi campeão e nunca perdeu sequer uma partida. Agora, são 27 jogos da Seleção, em cinco edições paralímpicas, com 21 vitórias e seis empates. Em Tóquio, em cinco jogos, foram 13 gols macados e nenhum sofrido.

O desempenho do Brasil no Futebol de 5 em Tóquio:

  • Fase de grupo: Brasil 3 x 0 China. (Gols: 2 Nonato; 1 Cássio Reis)
  • Fase de grupo: Brasil 4 x 0 Japão (Gols: 2 Ricardinho; 1 Tiago Paraná; 1 Nonato)
  • Fase de grupo: Brasil 4 x 0 França (Gols: 2 Raimundo, 2 Jardiel)
  • Semifinal: Brasil 1 x 0 Marrocos (Gol contra)
  • Final: Brasil 1 x 0 Argentina (Gol Nonato)

Goalball

O Brasil fez história ao conquistar a inédita medalha de ouro no goalball masculino nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O time subiu ao lugar mais alto do pódio após vencer a China por 7 a 2, na manhã de sexta-feira (3) no Makuhari Messe Hall C. Os gols do título foram marcados pelo capitão da equipe, Romário (1), Parazinho (3) e Leomon (3).

Na modalidade, com a equipe masculina, o país só não havia conquistado a medalha dourada em Jogos Paralímpicos, já que teve prata em Londres 2012 e o bronze no Rio 2016.

Na fase de grupos, o Brasil obteve três vitórias e uma derrota para os Estados Unidos. Nas quartas de finais, os brasileiros venceram a Turquia antes de superar pelas semifinais a Lituânia, que ficou com a medalha de bronze ao vencer os Estados Unidos por 10 a 7 na disputa do terceiro lugar.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.