Início Religião

Confira programação virtual da Igreja Católica durante Semana Santa na Paraíba

Missas serão presididas pelos padres nas igrejas e transmitidas online para redes sociais das paróquias
Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (Foto: Acervo/Jornal Correio)

Após emitir um decreto que fala sobre atendimento às pessoas, igrejas abertas para oração individual e as orientações gerais para o período da Semana Santa, a Arquidiocese da Paraíba divulgou, nessa última sexta-feira (26), a programação do período, que poderá ser acompanhada virtualmente pelos fiéis.

De acordo com a entidade religiosa, todas as celebrações ocorrerão sem a presença física dos fiéis. As missas serão presididas pelos padres nas igrejas e transmitidas online para redes sociais das paróquias (Instagram, Facebook e YouTube). O arcebispo Dom Manoel Delson presidirá as celebrações na Catedral, com transmissão através do canal da Arquidiocese no YouTube

Algumas missas têm transmissão através de um canal de TV local aberta e também pela Rádio Consolação FM, chegando àqueles que não possuem acesso à internet.

Confira abaixo os horários das celebrações com o arcebispo:

  • Domingo de Ramos:  9h
  • Quinta-feira Santa: 17h
  • Sexta-feira da Paixão: Celebração às 15h
  • Sábado de Aleluia (Vigília Pascal): 18h
  • Domingo de Páscoa: 9h

Resumo das Celebrações da Semana Santa

Domingo de Ramos

É a celebração que abre a Semana Santa. As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, porém, neste ano, será apenas com a entrada simples do sacerdote. Os fiéis estão sendo convidados a colocar um ramo na porta ou janela de suas casas ou apartamento para lembrarem a solenidade. A Procissão de Ramos relembra o dia que Jesus voltou a Jerusalém e foi recebido por uma multidão, aclamado e acolhido com festa.

Quinta-feira Santa

Neste dia é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos, ensinando-os a serem sempre humildes servidores. Esta missa marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Peculiaridades: neste ano, por estar sozinho ou com equipe reduzida, o sacerdote não fará o rito do Lava Pés.

Sexta-feira Santa

Dia da Celebração da Paixão (não é Missa), às 15h (tradicionalmente). A celebração marca o sacrifício de morte de Jesus. Peculiaridades: neste ano não será realizada a Procissão do Senhor Morto, e, na celebração, também não acontecerá o beijo na cruz (se houver, será apenas o sacerdote).

Sábado de Aleluia / Vigília Pascal

A Santa Missa acontece à noite, pois é a noite da ‘espera’, da ‘vigília’, onde os fieis aguardam a ressurreição do Senhor. Peculiaridades: nesta missa aconteceria a Procissão da Luz e também o batismo de jovens e adultos, mas, devido à situação atual, não acontecerão. Às 20h. O sacerdote fará apenas a Bênção do Fogo e da Água.

Domingo de Páscoa

É o dia que os católicos celebram a grande festa da ressurreição. É a maior festa para os católicos. Haverá missa solene, mas apenas transmitida virtualmente.

Palavras Chave

PandemiaReligião
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.