Início Geral

Confus?o ? vista

Dos 32 partidos em funcionamento na Paraíba, apenas o PCO e o PCB estarão fora da disputa estadual. Seis lançaram candidato a governador – PSB, PSDB, PMDB, PROS, PSOL e PSTU – e os demais apoiam o governador Ricardo Coutinho (atraiu 11) ou Cássio Cunha Lima (reuniu 15). Mas esse ainda não é o cenário definitivo. Os partidos têm até sábado para protocolarem as atas de suas convenções junto ao TRE, e até lá podem escrever o que quiserem, desde que não haja ninguém para contestar a versão oficial.

E temos previsão de confusão à vista. O PMDB pretende cobrar ao PT nacional o compromisso assumido de apoiar o candidato do partido ao governo da Paraíba. O presidente Valdir Raupp já assumiu a defesa da causa do senador Vital do Rêgo, cuja importância no Congresso e prestígio na cúpula peemedebista podem ser medidos pelas missões recebidas, como a de presidir, ao mesmo tempo, as duas CPI da Petrobrás, que a oposição pretende sejam instrumentos eleitorais contra a presidente Dilma Rousseff.

Não estava nos planos do senador Vital do Rêgo disputar as eleições deste ano. Quando Veneziano, vitima da polarização da campanha entre Ricardo e Cássio, que contaminou inclusive as bancadas federal e estadual do PMDB, abriu mão da candidatura para que o partido pudesse decidir seu destino sem usá-lo como desculpa, foi para o sacrifício em nome da unidade.

Mas, enquanto o PMDB não se entendia, o PT, ciente de que corria o risco de ficar sozinho, fechou com Ricardo. E quando acordou, o PMDB estava sem parceiro. Agora, vai tentar usar a força do PMDB e do próprio senador Vital, para recuperar o aliado, sem o qual será muito difícil fazer campanha, pois enquanto Cássio já tem assegurados cerca de sete minutos e meio no guia, e Ricardo mais de seis minutos, Vital contaria com a metade – pouco mais de três minutos para defender sua proposta.

Se conseguir a intervenção, impactará muito o PSB. Ricardo, que já perdeu PSD e PT do B, e ficaria com menos dois minutos e 14 segundos por bloco do guia, que passariam para Vital. O peemedebista somaria mais de cinco minutos e o pessebista cairia para menos de quatro, reduzindo também suas chances contra Cássio. O peemedebista trabalha para inverter o jogo.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.