Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Congresso Brasileiro ‘ElesporElas’ acontece neste mês em JP

A Paraíba vai ser sede do I Congresso Brasileiro ElesporElas, nos dias 23 e 24 de novembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Veja a programação.

Com o tema “Empoderamento de Mulheres e Masculinidades não Violentas:  O papel de Universidades, Poder Público e Movimentos Sociais”, os interessados podem se inscrever gratuitamente no site.

Na abertura, o governador Ricardo Coutinho, a reitora da UFPB, Margareth Formiga, e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, vão assinar o decreto que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios), ocorridas no Estado.

Ligado ao movimento criado pela ONU Mulheres, o ElesporElas (HeforShe) surge com esforço de envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e para juntos ajudarem a construírem uma nova sociedade.

Abertura

A abertura do evento será no dia 23, às 9h, com a palestra magna da médica Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, sobre “O movimento de solidariedade ElesPorElas e as cidades 50:50: uma jornada para a igualdade de gênero”.

“Estamos convocando a sociedade para discutir a igualdade de gênero, que requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio”, afirma Ricardo Moreira, coordenador do Movimento ElesporElas da UFPB.

Às 11h, será assinado o decreto instituindo o Grupo de Trabalho Interinstitucional, que será vinculado à Semdh e terá os objetivos de realizar debates e estudos sobre a aplicação das diretrizes nacionais por parte dos profissionais responsáveis pela investigação e pela persecução penal de mortes violentas de mulheres por razões de gênero e elaborar orientações e linhas de atuação para melhorar a atuação destes profissionais que possam intervir durante a investigação, o processo e o julgamento das mortes violentas de mulheres.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o decreto formalizará uma ação, já em curso, das diferentes instituições de Segurança, Ministério Público, Justiça, política para mulheres e o Movimento de Mulheres/Feminista para implantação da qualificadora do feminicídio nos processos crime de homicídio de mulheres com motivação de gênero.

“O decreto assegura a qualificação do enfrentamento à violência contra mulheres no estado da Paraíba em diálogo com as ações do Programa Paraíba Unida pela Paz que visou à diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de mulheres no Estado”, explica Gilberta Soares.

Durante o congresso, também será realizado em paralelo o I Simpósio ETEC para discentes do ensino médio, além das rodas de conversas envolvendo as temáticas de igualdade de gênero, políticas públicas, justiça e educação.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.