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Conheça os 3 canais de marketing que mais recebem investimentos das empresas

Diversos são os canais de marketing que recebem investimentos de empresas. A ideia é sempre obter retornos em canais distintos para que os objetivos do negócio sejam alcançados. No entanto, alguns canais em específico se destacaram atualmente no que diz respeito ao recebimento de recursos por parte das empresas.

A lista dos 3 canais de marketing que mais receberam investimentos em anos recentes tem os seguintes canais: e-mail marketing, marketing em redes sociais e SEO. Esses três canais são os mais indicados para quem pretende ganhar competitividade e, ao mesmo tempo, manter-se por dentro das tendências de seu mercado de atuação.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal importantíssimo (se não essencial) para empresas que querem manter os seus clientes engajados. A ideia do e-mail marketing é garantir que o cliente – ou consumidor – mantenha-se engajado tanto antes, quanto durante e, bem como, depois de adquirir o produto ou serviço desejado.

Adotando boas práticas de e-mail marketing, a empresa poderá enviar comunicações frequentes para os seus clientes. Isso inclui ofertas especiais, como descontos para a Black Friday ou para o período de festas, por exemplo. Além disso, as empresas também podem tentar táticas de venda cruzada de produtos.

Por exemplo, se uma pessoa adquiriu uma roupa de determinada categoria, ela pode entrar em uma sequência de e-mails que visa promover produtos da categoria em questão. Com isso, a chance de que esse consumidor compre outros produtos do seu negócio aumenta ainda mais ao longo do tempo.

A ideia do e-mail marketing é garantir essa retenção e, ao mesmo tempo, conectar o cliente em diferentes etapas de sua jornada dentro da empresa. Por isso, definir sequências bem organizadas e contar com e-mails básicos, como o de carrinho abandonado, por exemplo, são práticas essenciais para quem deseja ter sucesso nesse canal.

Marketing de redes sociais

As redes sociais não podem ser menosprezadas por quem deseja alcançar novos clientes, ou então fidelizar os seus consumidores atuais. A ideia é que as empresas contem com um gerente que acompanhe os dados de cada rede social para saber se o canal em questão está dando o retorno estimado.

Há diversas iniciativas que podem ser adotadas, incluindo a regra de 80/20, onde você pode realizar 80% das postagens com conteúdo que já é reconhecido por trazer bons retornos, e 20% do conteúdo sendo de postagens que não se sabe se trarão retorno, sendo consideradas mais “arriscadas” por parte dos especialistas em marketing.

O marketing digital em redes sociais deve ser muito bem planejado e criado com base em uma estratégia bem fundamentada. Caso o canal não esteja dando certo, o mais indicado é que a empresa repense a sua estratégia e veja se continuar investindo nesse canal é a melhor opção para alcançar os objetivos do negócio.

SEO

O último canal de destaque e que continua recebendo muitos investimentos de diferentes empresas é o Search Engine Optimization (SEO). Popularmente conhecido como SEO, essa estratégia tem como objetivo melhorar o ranking do negócio em mecanismos de buscas na internet.

Por ser muito complexo para algumas pessoas, o SEO é recomendado apenas para especialistas. Logo, se você não sabe como ele funciona e não tem condições de investir em seu conhecimento no momento, o ideal é contratar uma agência de SEO e deixar para especialistas.

Com isso, além de saber que profissionais habilitados trabalharão na sua empresa, você também terá plenas condições de alocar o seu tempo em outros canais que podem ser mais rentáveis para o seu negócio, bem como podem ajudar na expansão de sua empresa.

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