Moeda: Clima: Marés:

Conheça os riscos que a rede elétrica pode representar no ambiente residencial

Especialista do Unipê dá dicas de cuidados para quem possui terraços próximos à rede elétrica

Embora se saiba a respeito dos perigos relacionados à eletricidade no cotidiano das moradias, ainda hoje existem acidentes envolvendo esse tipo de energia. Dados da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) mostram que desde 2006, em média, são registrados 838 acidentes com 293 mortes pelo contato com a rede elétrica. Desses, as extensões de casas estão entre os exemplos que mais provocam esses tipos de eventos.

O engenheiro elétricista e Prof. Dr. Caio Marco dos Santos Junqueira, do curso de Engenharia Elétrica do Unipê, diz que muitos desses casos ocorrem por conta do seu uso inadequado próximo às redes de energia elétrica. “É extremamente importante que a energia elétrica seja utilizada com atenção para se evitar acidentes fatais”, pontua. Sendo a eletricidade a principal fonte de energia do mundo, que promove conforto e qualidade de vida, como então solucionar ou prevenir esses possíveis problemas?

Distância da rede de energia

Se um imóvel com dois ou mais ambientes estiver sendo construído ou reformado, a presença de engenheiros tanto eletricista quanto civil é indispensável, em primeiro lugar. Caio diz que um dos principais pontos que precisa de uma análise detalhada é justamente a distância da rede elétrica localizada nas proximidades do imóvel. Isso com o intuito de evitar acidentes fatais durante a construção ou reforma e também para a família que já habita no local.

“As distâncias recomendadas entre a construção e a rede elétrica devem ser planejadas considerando alguns parâmetros principais: tipo de material utilizado na obra e os níveis de tensão da rede elétrica. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e a concessionária local da Paraíba recomendam uma distância mínima de dois metros entre a rede elétrica e as construções residenciais. Porém, na prática, muitas vezes essa recomendação é desrespeitada”, aponta.

O docente considera ainda o cuidado por parte da população durante períodos chuvosos, que costumam apresentar descargas atmosféricas. A recomendação é válida mesmo quando a edificação atende os critérios de construção e distância das redes elétricas.

“Quando um raio cai nas proximidades de uma edificação, uma tensão elétrica é induzida na região, podendo provocar choque elétrico nas pessoas que estiverem em contato com partes metálicas da residência. Além disso, caso componentes como dispositivos de proteção contra surto (DPS) não estejam instalados no quadro de energia, equipamentos e eletrodomésticos podem queimar”, lembra Caio.

Para quem possui um terraço próximo à rede elétrica, Caio lista uma série de cuidados que podem salvar a sua vida e a de sua família. Confira

1. Quando manusear algum material condutor, como barras de ferro ou vergalhões, fique atento para que não haja contato com a rede elétrica;

2. Nunca instale antenas próximas à rede de energia. Sempre instale do lado oposto;

3. Ao utilizar equipamentos em áreas molhadas, verifique se os cabos estão isolados;

4. Em dias chuvosos, evite contato com partes metálicas e exposição em locais abertos;

5. Qualquer anormalidade na rede elétrica próxima à edificação, ligue imediatamente para a concessionária local;

6. Evite o contato com partes metálicas localizadas a uma distância inferior a dois metros (distância mínima recomendada).

Quer ser um (a) engenheiro (a) elétrico (a)?

Faça o curso do Unipê! A profissional formada na Instituição poderá atuar com planejamento e operação de sistemas elétricos, tendo competência para projetar e construir usinas e estações de geração de energia e para fazer a gerência da manutenção das redes de alta tensão. Saiba mais sobre o curso!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.