Início Geral

Conheça perfis e propostas dos candidatos à prefeitura de Campina Grande

Milhares de campinenses vão às urnas neste domingo (2) decidir quem governará o município pelos próximos quatro anos. A disputa no segundo maior colégio eleitoral do estado é entre seis candidatos. Para quem está em dúvida quanto ao voto, uma dica é revisar as propostas de governo apresentadas à população. Veja mais abaixo algumas das propostas dos candidatos. A relação dos concorrentes obedece a ordem alfabética.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Adriano Galdino (PSB)

O candidato é natural de Campina Grande e atualmente exerce mandato de deputado estadual. Presidente da Assembleia Legislativa, Galdino iniciou carreira partidária no fim da década de 1988, em Pocinhos, quando foi eleito vereador e, quatro anos depois, prefeito. Voltou a ser prefeito em 2000 e foi reeleito em 2004. Em 2010, foi eleito deputado estadual e, em 2014, reeleito. 

Propostas

No plano de gestão, Adriano Galdino promete muitas ações para a Saúde. Entre as propostas estão: implantação de mais duas UPAs 24h; ampliação do Samu; disponibilização de transporte de pacientes que precisem fazer exames fora do hospital; realização de cursos de primeiros socorros para professores; construção de 30 academias de saúde; e implantação de serviço de implantes dentários pelo SUS.

O socialista destaca projetos ainda para as áreas de Educação, Cultura, Habitação; Juventude, Esporte e Lazer; Política para Mulheres; Política para Equidade Social; Meio Ambiente; Governança; Serviço Público; Segurança; Mobilidade Urbana; Turismo; Ciência e Tecnologia; e Indústria.

Acesse o programa de governo e conheça todas as propostas de Adriano Galdino

Artur Bolinha (PPS)

O candidato nasceu em Campina Grande e é formado em Direito pela UEPB. Empresário, Artur Bolinha foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande em 2005 e, cinco anos depois, assumiu a presidência da Federação das CDL´s da Paraíba. Em 2014, voltou ao comando da CDL em Campina, cargo do qual está licenciado devido à disputa eleitoral. Esta é a segunda vez que Artur Bolinha se candidata a prefeito da cidade.

Propostas

No plano de governo, Artur Bolinha destaca a necessidade de investir em Tecnologia e Integração com Setor Privado. Entre as ações previstas estão: implantar área de inteligência de mercado para identificar e atrair novos negócios; incentivar empresas locais voltadas à tecnologia de informação e comunicação; atrair a iniciativa privada mediante concessão para exploração de serviços.

O candidato tem propostas ainda para os setores de Educação; Saúde; Meio Ambiente; Infraestrutura; Mobilidade Urbana; Segurança; Modernização da Máquina e da Gestão Pública; Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social.

Acesse o programa de governo e conheça todas as propostas de Artur Bolinha

David Lobão (PSOL)

O candidato iniciou militância política em 1978, enquanto aluno na extinta UFPB em Campina Grande. Foi vice-presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE). Na década de 1980, David Lobão participou da criação da Central Única de Trabalhadores (CUT), sendo eleito para seis primeiras executivas estaduais da entidade. Professor, ele atualmente é militante do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Propostas

Um dos focos da gestão do candidato seria Meio Ambiente e Saneamento. O plano de governo prevê preservação da bacia hidrográfica do Rio Paraíba; combate ao assoreamento e lançamento de efluentes na barragem Epitácio Pessoa; implantação sistema de captação da água da chuva; construção de barragens subterrâneas na zona rural; redução da taxa de geração per capita de lixo; e criação de unidades de tratamento, reutilização e destinação final de resíduos sólidos.

David Lobão apresenta propostas também para Educação; Cultura; Saúde; Transportes Coletivos; Dívidas e Investimentos Públicos; e Serviço Público.

Acesse o programa de governo e conheça todas as propostas de David Lobão

Romero Rodrigues (PSDB)

O candidato é natural do Distrito de Galante e iniciou carreira política há 24 anos. Antes de ser eleito prefeito em 2012, Romero exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e deputado federal, além de funções no Poder Executivo. Ele ingressou na Câmara Municipal em 1992 e foi reeleito vereador três vezes. Em 2006, foi eleito deputado estadual e, nas eleições seguintes, deputado federal. Na disputa da prefeitura, ele foi ao segundo turno com Tatiana Medeiros (PMDB) e venceu com 59,14% dos votos.

Propostas

Para um possível segundo mandato, Romero planeja ações significativas para a Educação, como por exemplo: garantia e efetivação do piso do magistério com implantação de 5h na Jornada de Trabalho; criação do 14º salário; concurso público para professores, supervisores e orientadores; sanção de plano municipal de educação; expansão da matrícula de educação infantil; abertura de novas creches; entre outras.

No plano de governo, o atual prefeito lista propostas também para Saúde; Assistência Social; Esporte, Lazer e Juventude; Cultura; Mobilidade Urbana; Segurança Hídrica; Sustentabilidade; Habitação; Agricultura; Turismo; e Economia.

Acesse o programa de governo e conheça todas as propostas de Romero Rodrigues

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB)

O candidato é natural de Campina e iniciou trajetória política em 1996, quando foi eleito vereador do município. Em 2000, foi reeleito para a função na Câmara. Quatro anos depois, foi eleito prefeito ao derrotar Rômulo Gouveia, na época do PSDB, no segundo turno. Veneziano foi reeleito nas eleições seguintes e, em 2014, foi eleito deputado federal.

Propostas

O ex-prefeito diz que pretende fazer muitos investimentos na Cultura. Entre as ações propostas estão: incentivo a grupos artísticos; resgate do Fundo Municipal de Cultura; criação de programa de fomento às artes; transformação do Açude Novo em espaço cultural; ampliação da área física do Parque do Povo; tornar o pré-carnaval de Campina um evento oficial; implantar projeto de internacionalização do São João e sinalização turística bilíngüe.

Veneziano ainda apresenta propostas para Saúde; Educação; Juventude, Esporte e Lazer; Inclusão Social; Socialização de Minorias; Ciência e Tecnologia; Infraestrutura e Urbanização; Mobilidade; Desenvolvimento Sustentável; Geração de Emprego e Renda; Equilíbrio Financeiro; Segurança Pública; e Serviço Público.

Acesse o programa de governo e conheça todas as propostas de Veneziano Vital do Rêgo

Walter Brito Neto (PEN)

O candidato é natural de Campina Grande e iniciou carreira política aos 18 anos, quando ficou como suplente nas eleições para vereador. Em 2005, foi eleito como titular na função. No ano seguinte, tornou-se suplente de deputado federal e assumiu mandato em 2007, após renúncia de Ronaldo Cunha Lima. No entanto, perdeu a função por infidelidade partidária.

Propostas

No plano de gestão, o candidato destaca ações para a Segurança Pública, como por exemplo: distribuição de guardas municipais motorizados nos principais pontos de violência; armamento de fogo para guardas municipais; instalação de mais câmeras de segurança; aplicativos para a população acionar a guarda municipal; e criação de uma central de inteligência da Guarda Municipal.

O candidato apresenta propostas ainda para Educação; Saúde; Estímulo Econômico; Sustentabilidade; Mobilidade; Turismo; Esporte; Cultura; e Transparência.

Acesse o programa de governo e conheça todas as propostas de Walter Brito Neto 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.