Início Geral

Conselheiros do TCE-PB participam do 5º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

Cerca de 550 conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e auditores, estão reunidos em Cuiabá para o 5º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que começou nessa terça-feira (22) e prossegue até esta quinta (24). A construção da excelência institucional é o tema principal do evento, que também traz para debate assuntos relevantes como previdência, Lei da Ficha Limpa e os novos caminhos das instituições em tempos de crise.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Participaram da cerimônia de abertura do evento, no Teatro Zulmira Canavarros, no centro de Cuiabá, os conselheiros do Tribunal de Contas da Paraíba Fábio Nogueira e Oscar Mamede Santiago Melo (conselheiro substituto). A partir desta quarta-feira (23), também participa do Encontro o presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima.

Durante abertura do encontro dos TCs, o presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim, ressaltou que os Tribunais de Contas devem assumir o protagonismo de buscar soluções para a devida execução das políticas públicas junto aos gestores. Ele explicou o novo modelo de fiscalização adotado pelo TCE-MT, que adota critérios objetivos como materialidade, relevância e risco, e afirmou que, dessa forma, conseguiu levar a força de trabalho do Tribunal para o cotidiano das pessoas, já que o foco das auditorias hoje são educação, saúde, transporte e recursos públicos. Antonio Joaquim destacou ainda a importância dos TCs para o exercício da cidadania.

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio, argumentou que o principal desafio dos Tribunais de Contas é entender esse momento brasileiro de transformação social e estabelecer parcerias com a administração pública, a favor da sociedade. Já o presidente da Abracom, Thiers Montebello, afirmou que o 5º ENTC ficará marcado como um importante passo no fortalecimento institucional e nas discussões sobre a importância dos órgãos de controle no Brasil.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.