Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Conselheiros tratam da criação do CNTC e das composições dos TCs no Senado

Os conselheiros Fábio Nogueira e Nominando Diniz, do Tribunal de Contas da Paraíba, estiveram com o senador Cristovam Buarque, na manhã dessa quarta-feira (19), em Brasília (DF), com quem trataram da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a criação do Conselho Nacional do Tribunais de Contas (CNTC). Uma minuta de PEC foi encaminhada à Mesa do Senado, por intermédio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).


Leia notícias de Política no Portal Correio

Anos atrás, o conselheiro Nominando Diniz, então presidente do TCE-PB, quando já se debruçava sobre os aspectos jurídico-constitucionais do CNTC e sobre os critérios de composição das Cortes de Contas, esteve com o senador Cristovam Buarque, a quem entregou documento, na expectativa de despertar nele o interesse sobre o tema.

Nesse novo encontro com o senador do DF, em companhia de Fábio Nogueira, dirigente da Atricon, que vem acompanhando as gestões da entidade junto ao Congresso Nacional, Nominando Diniz lembrou que o documento, entregue na ocasião anterior, se coaduna com a proposta da Associação. Desse modo, os conselheiros requisitam o apoio de Cristovam Buarque para a PEC do CNTC.

Com essa iniciativa, os conselheiros Fábio Nogueira e Nominando Diniz buscam afastar qualquer possibilidade de apresentação paralela ou diferente daquela que a Atricon vem defendendo em relação à criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e aos critérios de composição das Cortes.

A Proposta da Atricon

A principal medida é garantir a maioria das vagas nos Tribunais de Contas para as carreiras técnicas. No Tribunal de Contas da União (TCU), onde o pleno é composto por nove ministros, seriam três vagas para a carreira de ministro-substituto, uma para procuradores oriundos do Ministério Público de Contas (MPC) e outra para auditores de Controle Externo.

Nos demais Tribunais (de estados, municípios e do DF), compostos por sete conselheiros, seriam dois provenientes da carreira de conselheiro-substituto, um do MPC e uma para auditores de Controle Externo. Os membros oriundos das carreiras técnicas serão selecionados, pelo próprio Tribunal, de acordo com critérios de antiguidade e merecimento.

CNTC

O Conselho Nacional dos Tribunais de Contas terá competência para processar e responsabilizar seus membros por irregularidades e desvios éticos; fiscalizar os atos de gestão administrativa e financeira dos Tribunais; estabelecer metas nacionais de desempenho; dar transparência máxima, via Portal na Internet, a todos os atos de gestão e de fiscalização dos Tribunais; e, por meio de uma Câmara específica, uniformizar a jurisprudência sobre temas que envolvam questões de repercussão nacional, a exemplo da interpretação da LRF.

Além disso, o CNTC terá baixo impacto sobre as contas públicas, já que não terá sede própria (funcionará no TCU), os seus integrantes não serão remunerados, o custeio de eventuais deslocamentos e de assessorias será rateado entre as entidades nele representadas, e as sessões acontecerão preferencialmente em ambiente virtual.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.