Início Geral

Consultores do Banco Mundial avaliam renova??o de conv?nio com Governo da PB

Procurando realizar diagnósticos sobre toda a cadeia produtiva da agropecuária paraibana, consultores do Banco Mundial ficarão em João Pessoa durante toda esta semana. Na manhã desta segunda-feira (10), os especialistas internacionais apresentaram a entidades, órgãos e associações um relatório sobre os primeiros dados levantados em junho.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O estudo é pré-requisito para renovação do convênio entre a instituição bancária e o Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar. O financiamento previsto é de US$ 79,8 milhões (cerca de R$ 182,8 milhões), mais do que o triplo liberado no último contrato. O montante já foi aprovado pelo Governo Federal.

A gerente executiva técnica do Projeto Cooperar, Mônica Alexandre Tavares de Melo, enfatizou que o valor do novo convênio trará benefícios fundamentais para o setor agrícola na Paraíba. “Anteriormente, esses recursos eram bem menores e agora aumentaram bastante. Representa muito, não só para a agricultura familiar, mas para todos os produtores. É um avanço significativo em termos de investimentos”, disse.

Jorge Caballero é especialista em cadeias produtivas e foi o coordenador técnico do primeiro estudo apresentado pelo Banco Mundial, feito com base em dados levantados em junho. Segundo ele, o relatório é fundamental para apontar diretrizes de ação. “Nosso trabalho é apontar o caminho de como desenvolver as potencialidades (da agricultura) tratando de reduzir os riscos. Assim, é possível fazer com que toda a cadeia produtiva, desde o agricultor até o mercado, consiga resultados positivos”, comentou.

Os representantes do Banco Mundial vão permanecer na Paraíba até sexta-feira (14) para realizar o próximo passo obrigatório com vistas à renovação do contrato entre o Governo do Estado e a instituição financeira. Na fase seguinte, serão aprofundadas as investigações sobre as soluções para as necessidades apontadas no primeiro relatório apresentado nesta segunda-feira.

É com base na análise realizada durante toda esta semana que será elaborado um plano de ação.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.