Início Geral

Conta de luz ? a principal alta da infla?

Os primeiros dados da inflação oficial de julho (medidos pela prévia do IPCA, o IPCA-15) mostram que os preços estão, de modo geral, comportados e a tendência de queda dos alimentos tende a se intensificar, o que assegura uma taxa ainda menor para o IPCA fechado de julho -a ser divulgado no início de agosto.

Leia mais em Notícias no Portal Correio 

O IPCA-15 registrou alta de 0,17% em julho, segundo o IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) informou ontem. A taxa acumulada em 12 meses ficou em 6,51%. Mas a trégua do avanço dos preços é passageira e ainda há risco de estouro da meta do governo neste ano (6,5%), segundo analistas. E um dos itens de maior incerteza é a energia elétrica, que pode ser o fiel da balança.

A energia já foi o principal impacto de alta no índice prévio de julho e deve avançar ainda mais até o fim do ano, com a previsão de novos reajustes. Com o reajuste de 18% das tarifas da Eletropaulo (as de maior peso no IPCA), a energia elétrica subiu 1,35% no IPCA-15 de julho. A previsão é de que esse aumento seja ainda mais intenso no IPCA fechado, já que parte do aumento não foi ainda incorporado pelo IPCA-15.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira (23) do jornal Correio da Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.