Início Geral

Cordelista da UEPB emplaca dois folhetos em coletânea nacional que será lançada em PE

Autor de 18 cordéis, dos quais 12 deles voltados para a popularização da ciência, o cordelista e servidor técnico administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Josenildo Maria Lima, teve dois cordéis selecionados para compor o livro “Cordelistas Contemporâneos – Coletânea 2017”. O livro, publicado pela Editora Veloso e Nordestina Editora, e organizado pelo poeta Zeca Pereira, reúne material literário de vários cordelistas de diversos cantos do Brasil. Com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o livro produzido com mais de 500 páginas será lançado nesta quinta-feira, no Teatro Mamulengo, em Pernambuco.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio 

A coletânea contempla folhetos de poetas do Pará, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte, Brasília, Tocantins, Alagoas, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Cordelista em ascensão no mundo da literatura, Josenildo Lima, artisticamente conhecido como J. Lima, publicou dois cordéis na coletânea. Foram eles: “A história do filósofo Giordano Bruno e a Santa Inquisição”, e “O Cordel dos Números”. Em Campina Grande, a coletânea será lançada na próxima quarta-feira (7), às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros. Além de J.Lima, mais sete cordelistas da Paraíba estão presentes na coleção. São eles: Aderaldo Luciano, Anne Karolynne, Chico Mulungu, Pádua Gorrion, Sander Lee e F. Mozart, além de Tiago Monteiro.

Josenildo Maria Lima é servidor do quadro técnico administrativo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e tem um amplo trabalho voltado para a literatura de cordel. Ele é Licenciado em Física, com especialização em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, além de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, na área de concentração Ensino de Física, ambos realizados UEPB. Escreve folhetos da literatura de cordel com temas relacionados à ciência.

A dissertação do seu mestrado teve como título “Literatura de Cordel e Ensino de Física: Uma Aproximação para a Popularização da Ciência”. Entre os cordéis que já escreveu destaques para “Ondas”, “Astronomia”, “Os segredos da Física”, “Eletricidade”, “A peleja de um físico antigo com um físico moderno”, “Calor e temperatura”, “Sistemas de medidas”, “Cinemática” e “UEPB 50 anos com você e ajudando a Paraíba a crescer.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.