Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Corrida de Rua chega à 4ª edição com foco na saúde 

As ruas do Centro de Campina Grande ganharam personagens diferentes na manhã desse domingo (22). Centenas de pessoas, entre atletas profissionais, praticantes de atividades físicas regulares e também aquelas pessoas que buscam sair do sedentarismo, disseram sim ao Dia Mundial Sem Carro e participaram da 4ª Corrida de Rua – Educando para viver bem, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A corrida levou os participantes a enfrentarem percursos de 3km e 5km.

Após a concentração e largada na Rua Maciel Pinheiro, os competidores ganharam a Avenida Floriano Peixoto, Manoel Tavares, depois as ruas Janúncio Ferreira, Tavares Cavalcante, Peregrino de Carvalho, para enfim retornarem à Maciel Pinheiro e cruzar a linha de chegada.

Ao longo dos dois percursos, acompanhados pela Polícia Militar, Superintendência de Trânsito e Transporte Público (SSTP) de Campina Grande, além do Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi registrada.

Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, o incentivo às práticas esportivas é um dos compromissos educativos que a Universidade tem. “Essas iniciativas já se tornaram parte do calendário de Campina Grande e da Paraíba. Temos participado de diversas atividades que envolvem a sociedade em prol da conscientização para a Educação e valorização da Saúde. O objetivo da Universidade não é criar nessa circunstância um projeto de disputa. O objetivo é educativo, fazendo com que as pessoas tomem consciência da importância de vários aspectos, como o Dia Mundial Sem Carro, por exemplo. Toda a estrutura que foi montada envolve a questão da Saúde de modo geral. É uma maneira que estamos buscando para cumprir nosso papel”.

Além da corrida pelas principais ruas centrais de Campina Grande, a prova também contou com a realização de iniciativas voltadas à prática esportiva e atenção à Saúde. Foram instaladas tendas ao longo da Maciel Pinheiro, com serviços de atendimento de verificação de pressão arterial, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC) e exame de glicemia.

Também foram desenvolvidas atividades de lazer, como rapel, danças (Aeróbica, Zumba e outras), Muay Thai e outros serviços do programa UEPB Itinerante. O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da UEPB também participou da iniciativa oferecendo massagens e exercícios de fisioterapia para os corredores.

O coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Elói, parabenizou todos os participantes que, segundo ele, além de promoverem uma prática que valoriza a saúde, ainda reforçaram a mensagem de conscientização em favor do meio ambiente.

De acordo com ele, além das medalhas que todos receberam por participarem da prova, o principal prêmio conquistado foi promover o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. “Foi um sucesso. Tivemos cerca de 900 inscrições para um evento que não celebra somente a corrida. Nós fomos mais além pela nossa participação ao Dia Mundial Sem Carro. Esta 4ª corrida da UEPB envolveu mais de mil pessoas e todos deram seu recado no que diz respeito à atenção para com sua saúde e em apoio ao meio ambiente. Conseguimos comprovar que todos entenderam nossa mensagem de educação e valorização da vida”, afirmou o professor.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.