C?pula vai discutir acordo entre Mercosul e Uni?o Europeia, diz embaixador

13
COMPARTILHE

O subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Antonio Simões, disse nesta segunda-feira (13) que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia estará na pauta das discussões da cúpula de presidentes do bloco sul-americano, que ocorre em Brasília na quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

Leia mais Notícias no Portal Correio

No momento, os dois lados montam uma lista de quais produtos poderão ter tarifas zeradas. A apresentação de suas ofertas comerciais deverá ocorrer no último trimestre deste ano.

“O mais importante é que já temos uma data para troca de ofertas para o último trimestre. Vamos ainda acertar pequenos detalhes”, afirmou Simões.

O embaixador descartou a negociação de acordos comerciais fora do âmbito do Mercosul, mas afirmou que o assunto poderá ser abordado pelos presidentes durante a cúpula do bloco, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Em junho, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil e o Mercosul estão prontos para fechar um acordo comercial com a Europa. A presidente esteve em Bruxelas para a 2ª Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas