Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Criança de 1 ano é internada na UTI após se engasgar com caroço de fruta descartado incorretamente e médica faz alerta

"Às vezes, uma atitude que passa despercebida pode provocar uma fatalidade", aponta a pediatra Noadja Cardoso
Engasgar
Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande (Foto: Divulgação)

Um menino de um ano foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande após se engasgar com um caroço de pinha. O acidente aconteceu no último domingo (22), na cidade de Matureia, no Sertão, mas o caso só foi divulgado nesta quarta-feira (25).

De acordo com a pediatra Noadja Cardoso, a criança brincava com a irmã no jardim de casa quando encontrou o caroço da fruta, que havia sido descartado incorretamente por algum familiar. O menino levou o caroço à boca sem que nenhum adulto percebesse.

“Em vez de descer para o esôfago e estômago, o caroço da pinha acabou obstruindo as vias aéreas da criança. Por um milagre, ela não morreu”, disse a médica.

Ao chegar ao Hospital de Emergência e Trauma, a criança foi submetida a uma fibrobroncoscopia para retirada do caroço. Segundo Noadja Cardoso, o procedimento foi difícil.

Devido ao quadro de edema de glote, a criança precisou ser entubada e se recupera na UTI. Nesta quarta-feira (25), a equipe médica dará início ao processo de desmame da ventilação mecânica. Apesar da evolução positiva do paciente, Noadja Cardoso faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças.

“O menino poderia ter morrido. Às vezes, uma atitude que passa despercebida pode provocar uma fatalidade. Então, cuidadores de crianças, prestem atenção aos detalhes”, recomendou.

De janeiro a abril deste ano, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande realizou quase 1.100 atendimentos emergenciais de crianças e adultos que aspiraram algum tipo de objeto.

Palavras Chave

Campina GrandeSaúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.