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Criar um nome de marca: como escolher o melhor para sua empresa

Se você quer se diferenciar da concorrência e se posicionar no mercado comunicando a personalidade do seu negócio, é fundamental investir tempo na análise de nomes para empreendimentos. Por isso, trazemos considerações, passos e dicas para criar nomes para marcas inesquecíveis.

As marcas mais fortes conseguem, por meio de conexões emocionais com seus clientes, que seus nomes sejam lembrados além dos atributos de um produto ou serviço em si.

Se você está procurando por nomes de startups que se destacam da multidão, você está no artigo certo! Vamos trazer dicas para você criar nomes de negócios exclusivos e alguns de amostra para sua inspiração.

Como se isso não bastasse, vamos compartilhar com você o acesso ao Gerador de Nomes para Instagram da BrandSnag, uma ferramenta chave e grátis que será sua aliada no processo. Continue lendo!

Antes de irmos direto para os negócios, vamos pensar em pessoas famosas que mudaram seus nomes originais. Sem dúvida, eles fizeram isso pensando em como criar um nome de marca (pessoal, neste caso) porque sabiam que iam ter um impacto maior em seu público.

  • Farrokh Bulsara é Freddie Mercury.
  • Ralph Lifschitz é Ralph Lauren.
  • Annie Mae Bullock é Tina Turner.
  • Gordon Matthew Thomas Summer é Sting.
  • David Robert Jones é David Bowie.
  • Allan Stewart Königsberg é Woody Allen.
  • Norma Jean Mortensen é Marilyn Monroe.

Vamos ver então as dicas exclusivas que vão te ajudar a pensar e escolher o nome da sua marca. 

Como escolher o nome da minha empresa? Principais características

Além da diferenciação, há considerações que toda marca deve levar em conta. Então, como você escolhe o nome da sua empresa? Nós dizemos quais recursos ele deve ter.

1. Único

Se você tem um nome igual ou semelhante ao de outro negócio, é muito provável que o público os confunda e associe sua marca a um item que pode não estar relacionado ao seu.

Pode até causar um problema legal para você ter o mesmo nome de uma marca que já está registrada. Antes de escolhê-lo, verifique se não está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Para criar um nome de marca, certifique-se de sua singularidade: ser único vai torná-lo muito mais memorável.

2. Curto e simples

Um nome comercial com algumas letras é mais fácil de lembrar. Portanto, ao criá-lo, considere que ele deve poder ser pronunciado de tal forma que você não precise soletrá-lo toda vez que uma pessoa perguntar sobre isso.

Geralmente acontece que, uma vez que você escolhe o nome da sua empresa ou produto com GTIN, você está tão acostumado a dizê-lo ou escrevê-lo repetidamente, que acaba esquecendo que pode não ser tão fácil ou intuitivo para seus clientes em potencial.

Além disso, apesar de vivermos em um mundo onde a internet reina, o boca a boca ainda é um meio de divulgação muito importante. Para isso, você deve garantir que as pessoas possam comunicar seu nome sem dificuldades.

Ao tomar essa decisão, muitos pensam em nomes para o Instagram porque sabem que também venderão por esse meio.

Geralmente, nomes de empresas com uma ou duas sílabas são mais fáceis de memorizar. Por outro lado, ter um nome curto também pode te ajudar na hora de comprar o domínio do seu e-commerce.

3. Apresente uma imagem positiva

A imagem que você gera para sua marca é muito importante e tem que estar alinhada com a escolha do nome para o seu negócio.

Embora o nome em si não precise dizer literalmente o que sua empresa faz, você pode criar uma imagem positiva com elementos gráficos que sustentam a essência da sua marca (o que ela faz, seus valores, filosofia etc.). Certifique-se de que representa a imagem desejada.

4. Duradouro

O nome da sua empresa tem que resistir ao teste do tempo.

O consumidor gosta de ver produtos e serviços renovados, mas sempre buscará força e consistência nas marcas. Isso se consegue com uma empresa que oferece confiança e segurança .

Por exemplo, escolher nomes que façam referência a memes ou temas específicos de um determinado momento pode ser bem-sucedido no início. Mas, com o tempo, eles podem ser facilmente esquecidos.

Recomendamos que você evite modismos e escolha nomes para marcas atemporais relacionadas ao seu negócio a qualquer momento.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, pense nas marcas de sucesso que atuam no mesmo ramo da sua empresa e veja se alguma delas se tornou obsoleta com o tempo. As que duram têm nomes marcantes, fáceis de lembrar e que transcendem as modas.

5. Adaptável

Tenha em mente que se você vai ter uma loja online, o nome do seu negócio deve ser desenhado de forma que se adapte corretamente a um bom domínio.

O que queremos dizer com isso? Que talvez o nome que você deseja para sua marca já esteja sendo usado em um domínio. Nesse caso, você pode pensar em alterá-lo ou ajustá-lo pensando na URL, ou comprar um domínio disponível com uma palavra adicional relacionada à categoria.

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