Coordenadores do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte visitaram o Salão de Artesanato da Paraíba, para conhecer e levar o know-how do evento paraibano para inovar a 19ª Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiarte), que acontece a partir do dia 24 deste mês, em Natal.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proart), Elaine Morgado, a infraestrutura da exposição paraibana e a criatividade das peças dos artesãos serão usadas como referências para a feira potiguar.
“Nós viemos à Paraíba especialmente para conhecer o Salão e trocar experiências. Nossa ideia é buscar alternativas para dar uma ‘chacoalhada’ na nossa Fiarte e buscar inspiração nos artesãos paraibanos, tanto no seu nível de capacitação, quanto na qualidade das peças. Eu adorei, me surpreendi com o bom gosto”, disse a gestora potiguar, que trouxe comitiva a João Pessoa no sábado (3).
Destaque para esculturas – Elaine Morgado destacou que a tipologia mais observada foi a das esculturas, já que esse será o tema da 19ª Fiarte. “O que mais nos chamou a atenção foram as esculturas, sejam de madeira, de barro ou de aço. Aqui encontramos novas ideias para nosso tema, mas também para o evento como um todo. A viagem foi extremamente proveitosa e teremos muito a levar de bagagem de conhecimento para o Rio Grande do Norte”, disse.
Além de Elaine, a comitiva potiguar contou com a presença do técnico curador da Proart, Marcílio de Souza; a técnica da Proart, Laura Maia; e o publicitário responsável pela 19ª Fiarte, Tiago Costa.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, recepcionou os representantes do Proart no Salão e comentou que o segredo para a qualidade do artesanato paraibano está firmado em três pilares: capacitação, divulgação e planejamento. “Há muito tempo outros estados vêm à Paraíba para ver como é feito o nosso Programa de Artesanato. Quando estamos participando de outras feiras e eventos pelo País, os artesãos paraibanos se destacam e isso chama atenção dos outros programas. Daí surge o interesse. Então sempre falamos que para o PAP dar certo é necessário fazer capacitações regularmente e, paralelamente, promover o artesanato através de divulgação. Temos que levar em conta também que todos os Salões e eventos que organizamos são feitos com muito carinho e planejamento, da infraestrutura até os detalhes de decoração. Todos os estandes são elaborados de forma que valorizem ainda mais o produto artesanal. Esse é o segredo, o que bom que vem dando certo”, explicou Ladjane.
Considerado um dos maiores eventos de artesanato do país, o 19º Salão de Artesanato da Paraíba apresenta o tema “Nossa Arte tem Fibra” e destaca trabalhos produzidos em 130 municípios. Com habilidade e inovação, os artesãos apresentam, além das peças em fibra, diversos objetos em madeira, algodão colorido, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, cordel, xilogravura e habilidades manuais.
O 19º Salão de Artesanato da Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.
Funcionamento – O Salão funciona diariamente das 15h às 22h até o dia 26 deste mês, localizado no Jangada Clube, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa. A visitação é gratuita.