Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

CRM-PB interdita três postos de saúde em João Pessoa

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente, na tarde dessa quarta-feira (7), três postos de saúde da família (PSF) no bairro do Valentina Figueiredo (Santa Bárbara, Frei Damião e Valentina 4), na Zona Sul de João Pessoa.

As unidades estavam funcionando provisoriamente em uma associação, devido a reformas estruturais. No entanto, segundo o CRM-PB, o atendimento estava sendo feito de forma precária, com profissionais atendendo em um mesmo ambiente, em mesas dispostas lado a lado, desrespeitando a privacidade do paciente e do ato médico.

“Uma consulta médica não pode ser feita desta forma, com vários pacientes um do lado do outro falando de suas histórias clínicas. É um desrespeito ao paciente e ao ato médico”, destacou o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa. Com a interdição ética do CRM-PB, os médicos ficam impedidos de atender nestas unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa se pronunciou sobre o caso através de nota oficial. Confira abaixo, na íntegra:

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que:

  1. A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Caminho do Sol, localizada no bairro de Valentina, está passando por reforma na parte estrutural e para que os usuários não fiquem desassistidos nesse período, os atendimentos foram transferidos para uma Associação de moradores da região. 
  2. Na tarde dessa quarta-feira (7), na Associação, os profissionais receberam a visita do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) que, avaliou que o espaço não era adequado para prestação de atendimentos dos médicos.  
  3. Para garantir a assistência aos usuários da rede municipal, assistidos na USF Caminho do Sol, que conta com três Equipes de Saúde da Família (Santa Barbara, Frei Damião e Valentina IV), os atendimentos foram redirecionados, desde o inicio do dia de hoje (8), para as USFs Doce Mãe de Deus para que não haja prejuízo à população.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.