Início Geral

Dados ambientais de Jo?o Pessoa s?o divulgados em evento que ocorre em Nova York

João Pessoa está entre as 207 cidades do mundo que participam nesta quinta-feira (10), em Nova York, da divulgação pública de dados climáticos no relatório do CDP – organização não-governamental internacional que catalisa as ações de cidades e empresas com o objetivo de preservar o meio ambiente. Na lista, além da Capital, estão Johanesburgo, Londres, Nova York, São Paulo, Sydney e Tóquio. O Relatório do CDP Cities 2014 – será lançado às 19h15 e o evento pode ser acompanhado em tempo real através de uma página na internet.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Os dados ambientais de João Pessoa foram disponibilizados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e utilizados para compor o ‘Protecting our Capital’ (Protegendo nossa Capital), relatório do CDP Cities que analisa a forma como as cidades estão agindo para mitigar os riscos das mudanças climáticas, com o objetivo de criar economias mais resilientes. A pesquisa revela que as ações dos governos municipais, em resposta às mudanças climáticas, podem auxiliar na criação de ambientes seguros e resilientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Pela primeira vez João Pessoa reportou ao CDP informações sobre suas emissões de carbono, além de ações, investimentos e estratégias que visam à melhoria do impacto ambiental. Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, relatadas para o CDP, estão o replantio de mudas de árvores nativas. Todos os anos 45 mil mudas de espécies diversas da Mata Atlântica são destinadas às áreas de reflorestamento em praças, canteiros centrais da cidade e para distribuição entre a população. Neste ano, as 207 cidades participantes representam 28% do Produto Interno Bruto (PIB) global e, juntas, estão implementando mais de 2.000 ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, “a inclusão dos dados de João Pessoa reafirma o nosso compromisso e responsabilidade para com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. É também uma forma de inserir João Pessoa no debate mundial sobre as mudanças climáticas, dando visibilidade às ações de preservação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

As cidades que contribuem com mais de 80% do PIB global abrigam mais da metade da população mundial e consomem dois terços da energia do planeta. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), elas também compõem a linha de frente das mudanças climáticas, sendo o reporte considerada a melhor prática no que diz respeito à redução de emissões e à adaptação aos efeitos de temperaturas mais elevadas.

“Os municípios que dão uma atenção especial à mensuração e divulgação das questões ambientais, e por gerenciá-las, estarão melhores posicionados para receber oportunidades econômicas”, disse Larissa Bulla, responsável pelo Programa Cities do CDP. “Ao reportar as informações anuais, essas cidades se comprometem com a transparência das ações relacionadas ao clima, em que outras poderão se espelhar”, completou.

 O CDP é parceiro exclusivo e oficial do C40 Cities Climate Leadership Group – Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática –, cujos membros também utilizam a plataforma do CDP para comunicar suas emissões de gases de efeito estufa, riscos, oportunidades e estratégias para lidar com as mudanças climáticas.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.