Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

‘De Repente na Rede’ destaca versos de João Lourenço

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, na próxima quarta-feira (22), o terceiro programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que esta semana destaca a poesia do repentista João Lourenço.

O programa de estreia aconteceu no dia 8, tendo como homenageado Rogério Meneses, e na sessão seguinte destacou o talento de Raimundo Caetano. A cada semana, o programa é dedicado a um poeta repentista paraibano. A agenda do mês de julho encerra com a edição do dia 29, que apresenta o poeta Nonato Neto.

Desde julho de 2015, a Funesc realizava o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador Iponax Vila Nova é coordenador do projeto e, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Devido à pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e o projeto teve que ser temporariamente suspenso. Para suprir parcialmente essa ausência, foi criado o ‘De Repente na Rede’. Em seu novo formato, Iponax cita um poeta paraibano a cada semana.

João Lourenço

Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru (PE). É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.

 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.