Início Cultura

‘De Repente na Rede’ recebe Luzia dos Anjos e Rafaela Dantas

Funesc exibe, nesta quarta-feira (24), o último programa em comemoração ao Mês das Mulheres do ‘De Repente na Rede’
Espaço Cultural (Foto: Divulgação/PBTur)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (24), o último programa em comemoração ao Mês das Mulheres do ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’, que nesta semana traz as poetisas Luzia dos Anjos (CE) e Rafaela Dantas (RN).

No formato em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), com apresentação de Iponax Vila Nova. 

Luzia dos Anjos nasceu em Beberibe (CE), em 1957 e, além de repentista, é também professora. Aos 13 anos, fez a sua primeira apresentação com cantorias e depois disso, sempre era chamada a participar de eventos. Muito dedicada e precoce, aprendeu a tocar sozinha, participando e sendo premiada em festivais em vários lugares do Brasil, sendo também convidada a dar oficinas sobre rima, métrica e ritmo, vertentes que compõe o saber popular do repente.

Rafaela Dantas nasceu em Tabuleiro Grande, município do Rio Grande do Norte, mas atualmente reside em Pau dos Ferros (RN). Tem 24 anos e, apesar de muito jovem, já atua há sete anos como poetisa, repentista e cancioneira. Já se apresentou em vários estados, algumas vezes ao lado de Fabiane Ribeiro, repentista do Maranhão.

Diante da predominância masculina no universo da poesia popular e da cantoria, as vozes femininas no repente merecem destaque, bem como os temas que costumam ser abordados por suas poetisas. Durante todo mês de março, mulheres nordestinas que se destacam como repentistas foram homenageadas semanalmente pelo programa De Repente na Rede.

O apresentador oficial e declamador do programa é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.  Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso. No entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Palavras Chave

Cultura
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.