Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

‘Deixa Ela Em Paz’ faz evento com oficinas para mulheres em JP

Começa nesta sexta-feira (23) a 1ª edição do Circuito de Enfrentamento Urbano (CEU) para Mulheres, laboratório criativo de intervenções urbanas realizado pelo coletivo ‘Deixa Ela em Paz’ e dedicado ao empoderamento das mulheres em sua relação com o espaço público.

Pela primeira vez em João Pessoa, o coletivo realizará entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a oficina gratuita para refletir sobre as dificuldades cotidianas das mulheres ao ocupar o espaço urbano. O encontro acontece em dois momentos, uma roda de conversa aberta ao público às 19h da sexta-feira (23), e a oficina no sábado (24) e domingo (25), ambos na Casa Laranja (Rua Maria Medeiros, 22 – Castelo Branco – João Pessoa-PB).

A oficina está com inscrições encerradas, mas a Roda de Conversa na sexta-feira (23) é aberta ao público. “A Roda de Conversa é um momento inicial para apresentarmos o coletivo na cidade e conhecermos melhor a realidade que vamos encontrar. É também um espaço para conversarmos com uma diversidade ainda maior de mulheres, principalmente aquelas que não têm disponibilidade de participar nos demais dias”, acredita Cecília da Fonte, integrante do coletivo. “Apesar de o nosso foco de público ser sempre as mulheres, a roda de conversa é aberta a todas as pessoas interessadas em dialogar”, completa.

O coletivo está atento também à realidade das mulheres na Paraíba. Em dez anos, o Estado registrou um surpreendente aumento de mais de 229,2% nos casos registrados de feminicídio, segundo o último Mapa da Violência (2015). “Esse aumento da violência contra a mulher se reflete em todas as esferas da nossa vida, seja nos nossos relacionamentos, na nossa vida profissional, na nossa formação cultural”, acredita Joana Pires, também integrante do coletivo.

A estatística mencionada foi reconhecida como o 2º maior crescimento em estados brasileiros e refletiu também a vitimização crescente de mais mulheres negras – com aumento de 300% na violência com esse recorte. Remodelar as políticas de segurança, conscientizar a população e empoderar as mulheres em prol dos seus direitos têm sido as estratégias adotadas para transformar essa realidade. É na 3ª parte dessa estratégia que atuam coletivos como o Deixa Ela Em Paz.

Deixa Ela Em Paz

Formado por mulheres pernambucanas, o coletivo feminista que atua em Recife e no Rio de Janeiro começou em 2015 com a colagem de lambe-lambes com a frase que lhe dá nome em várias cidades no Brasil. Hoje a ação também está no exterior e já usa técnicas diferentes, como stencil, stickers, carimbos, panfletos, ensaios fotográficos e vídeo. O grupo também aposta no ativismo digital e atua nas redes sociais com uma página com mais de 28 mil seguidores, além de construir espaços de diálogo também off line, com a realização de oficinas, palestras e encontros.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.