O Brasil terminou a sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no último sábado (25), mantendo a sua hegemonia e quebrando recordes. A delegação brasileira conquistou 343 medalhas, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, ficando na liderança do quadro geral de medalhas. Os atletas brasileiros ainda superaram a marca de Lima 2019, quando alcançaram 308 pódios.
E a Paraíba ajudou na conquista desses números na capital chilena. A delegação paraibana contou com 26 atletas e membros de comissões técnicas nas modalidades de futebol de cegos, taekwondo, goalball, atletismo, halterofilismo, badminton, basquete cadeira de rodas, rugby, judô e natação. Os representantes da Paraíba levaram 14 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e uma de bronze.
Os destaques ficaram por conta de Petrucio Ferreira e Silvana Fernandes. No atletismo, Petrucio conquistou o tricampeonato Parapan-Americano nos 100 m T47. E no taelwondo, Silvana também levou o ouro na categoria até 57 kg e se sagrou bicampeã da modalidade.
Atletismo: Ariosvaldo Fernandes – 3 medalhas (2 ouros: 400m T53 e 100m T53; 1 prata: Revezamento 4x100m)
Cícero Nobre – medalha de ouro no lançamento de dardo F57
Petrucio Ferreira – 2 medalhas (1 ouro: 100m T47; 1 prata: Revezamento 4x100m)
Treinador: Pedro de Almeida Pereira
Badminton: Ana Gomes e Daniele Souza – medalha de prata na categoria WH1/WH2
Futebol de Cegos: medalha de ouro – atletas Jonatan Felipe, Jardiel Vieira, Maicon Junior, Matheus da Costa e Luan Lacerda, juntamente com o técnico Fábio Vasconcelos, o assistente Josinaldo Souza, o preparador físico Edson Santos, além do fisiologista Alexandre Sérgio e o fisioterapeuta Halekson Freitas
Goalball: medalha de ouro – atletas Romário Marques e Émerson Silva, além do treinador Jonatas Castro
Halterofilismo: Ailton Souza – medalha de ouro (categoria até 80 kg)
Judô: Willians Araújo – medalha de prata (categoria acima 90 kg)
Rúgbi em cadeira de rodas: Enfermeira Edilene Maria – medalha do bronze
Taekwondo: Silvana Fernandes – medalha de ouro (categoria até 57 kg)
Débora Menezes – medalha de prata (acima de 65 kg)