Início Geral

Depois da transposição, Monteiro quer municipalizar gestão das águas da Cagepa

A prefeita de Monteiro, Ana Lorena (PSDB), revelou nesta terça-feira (11), que estuda a possibilidade de municipalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município. Na prática, a prefeita quer tirar da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a concessão dos serviços e criar uma empresa do município.


Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Em entrevista ao ‘Correio Debate’, na TV Correio, Lorena garantiu que os estudos estão adiantados e que, assim que estiverem concluídos, serão levados para comunicação e apreciação de órgãos que têm a responsabilidade da gestão das águas, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS ), a Agência Nacional das Águas (Ana) e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), além da própria Cagepa.

A prefeita disse ainda que o canal da transposição passa em uma proximidade, em alguns trechos, que chegam a menos de um quilômetro de comunidades, mas que a população não terá acesso à água.

Além de Monteiro, duas outras prefeituras estudam retirar a concessão da Cagepa: João Pessoa e Campina Grande. Contudo, nesses dois últimos casos seria para licitação de contratação de uma empresa privada que cuidasse da gestão das águas.

Ana Lorena queixou-se da falta de qualquer tipo de parceria do governo do estado com a gestão municipal. Segundo ela, o Estado deve mais de R$ 5 milhões em repasses para manutenção do Samu, das UPAs e da Farmácia Básica. A Prefeitura de Monteiro já ingressou com ação judicial para exigir esses repasses do do governo estadual.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.