Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Descarte de lixo precisa de cuidados redobrados durante pandemia

O novo coronavírus têm sido o foco de todos e ocupado espaços nos noticiários, nas redes sociais, conversas familiares e entre amigos, reduzindo a atenção para cuidados preventivos para o combate de doenças graves como a dengue, zika e chikungunya.

“Nesse período de chuvas na cidade aumentam os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso a necessidade de lembrarmos a importância de descartarmos os resíduos adequadamente, com atenção à coleta domiciliar do seu bairro ou buscando a lixeira mais próxima, nunca descartando em terrenos, canteiros ou leito de rios” orienta Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

Leia também:

Lucius ressalta que nesse momento da pandemia em que os cuidados estão voltados para o descarte de itens como máscaras, lenços e luvas é imprescindível que a população não deixe de lado as ações preventivas voltadas para o combate ao mosquito. “Precisamos lembrar que o mosquito pode se reproduzir em qualquer recipiente que possa acumular água, mesmo que em pequena quantidade, como tampa de garrafas ou copos descartáveis”, frisa.

Veja dicas sobre o descarte correto do lixo

  • Ter atenção ao dia e horário da coleta em seu bairro;
  • Não descartar resíduos em locais como terrenos, calçadas, canteiros, encostas ou leito de rios;
  • Em caso de residências com pessoas com suspeita ou confirmação do coronavírus, fazer o descarte das máscaras, luvas e lenços em dois sacos e lacrar bem e descartar junto do lixo domiciliar;
  • Sempre higienizar as mãos após manusear os sacos de lixo – lavar com água e sabão ou passar álcool em gel.

Para orientações e sanar dúvidas da população da Capital, a Emlur disponibilizou o Alô Limpeza, que está disposição de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados) – 0800-083-2425 e 3214-7628.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.