Início Literatura

Desembargador Leandro dos Santos vai lançar livro ‘Asfora: Uma Morte, Uma Polêmica’

Ele investigou minuciosamente a causa jurídica da morte de Raimundo, por força de duas teses antagônicas: assassinato ou suicídio
Foto: Divulgação/TJPB

O livro ‘Asfora: Uma Morte, Uma Polêmica’, de autoria do Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Leandro dos Santos, será lançado, virtualmente, até o fim de agosto e estará brevemente nas livrarias. A publicação acaba de sair da Editora Ideia, em parceria com a Trindade Editorial, e vem com 349 páginas, distribuídas em oito capítulos, numa narrativa detalhada sobre o processo criminal, desde a fase do inquérito, até os dois julgamentos pelo júri popular de Campina Grande. O livro é prefaciado pelo professor e escritor João Trindade, autor da coluna Palavra Certa, com publicações semanais no Portal Correio.

Também está previsto um lançamento presencial, em Campina Grande, em março do próximo ano, 35 anos depois da morte de Asfora. O Desembargador Leandro dos Santos informou que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento do livro teve início em março do ano passado, quando começou a pandemia. Ele revelou que investigou minuciosamente a causa jurídica da morte de Raimundo, por força de duas teses antagônicas: assassinato ou suicídio.

De acordo com o autor, o livro ainda aborda Raimundo Asfora como homem, advogado, tribuno, político e poeta. “O livro traz muitas polêmicas, que vão prender o leitor do início ao fim. Seja também um ‘juiz’ da causa, após analisar todas as provas colhidas ao longo de uma ação penal extensa e intensa, principalmente dos laudos periciais, que são muitos. Procurei, na medida do possível não entrar no mérito”, adiantou o magistrado.

O ex-vice-governador eleito da Paraíba Raimundo Asfora foi encontrado morto no dia 6 de março de 1987, na residência onde morava, na Granja Uirapuru, nos arredores de Campina Grande, próximo ao açude de Bodocongó. Na época, Asfora tinha 57 anos e não chegou a assumir o cargo de vice-governador do Estado, juntamente com Tarcísio Burity, que fora eleito governador pelo PMDB.

Palavras Chave

Literatura

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.