Moeda: Clima: Marés:

Design de Moda do Unipê é finalista do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 

Etapa nacional realizará a premiação no dia 12 de maio deste ano

Um projeto de empreendedorismo feito por estudantes e uma professora do curso de Design de Moda do Unipê está entre os finalistas nacionais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021. Concorrendo ao lado de educadores de todo o país, o projeto foi vencedor da etapa estadual do prêmio realizada em novembro de 2021. A etapa nacional realizará a cerimônia de premiação no próximo dia 12 de maio. 

A professora Suellen Albuquerque, ao desenvolver o Projeto Interdisciplinar em Design de Moda, tinha o objetivo de fomentar a educação empreendedora a partir da integração das disciplinas Gestão Empresarial e Negócios de Moda e Trabalho de Conclusão de Curso. E, agora, representará a Paraíba na etapa final do Prêmio do Sebrae. 

“Os alunos devem propor uma marca de moda real e criar uma coleção de vestuário, partindo da pesquisa de mercado até a prototipação física da coleção. Além disso, desenvolvem um plano de negócios e o conceito da marca, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo de toda sua formação para abertura de uma empresa”, explicou. 

O projeto vem sendo aplicado desde 2016 e surgiu da necessidade de preparar o estudante egresso do curso para o mercado de trabalho. 

“Não é necessário esperar o ‘emprego dos sonhos’ mas, sim, criar suas próprias oportunidades por meio do empreendedorismo. Eu acredito na força da educação e da persistência. É possível desenvolver as habilidades necessárias para o empreendedorismo em todos os indivíduos, basta estimular. Estou muito honrada em representar o ensino superior da Paraíba na edição nacional. O reconhecimento vindo do Sebrae é muito importante para mim”, enfatizou a professora. 

Histórico positivo 

A gerente de Educação Empreendedora e Empresarial do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, salientou que o estado tem um histórico positivo em relação ao prêmio, já que em 2019 um projeto local venceu a categoria do Ensino Médio. Em 2021, além do Unipê, levará um novo projeto na categoria Ensino Médio, focado em Tecnologia. 

Para Humara, a importância do prêmio é poder contar e visibilizar histórias de professores e alunos para fora da sala de aula. E, assim, virar exemplos de como o docente consegue ser o elo para mudar a realidade dos estudantes. “Percebemos que a Paraíba tem história pra contar, e precisamos realmente fazer com que a comunidade escolar, a comunidade como um todo, possa conhecer e reconhecer esses professores. O prêmio vem para isso”, considera. 

Só após a decisão da banca julgadora de levar o projeto de moda para a etapa nacional que Humara conseguiu ler o trabalho da profa. Suellen. Para a gerente, o projeto é um exemplo de educação empreendedora transformadora, e busca inovação e criatividade na interdisciplinaridade de várias áreas do conhecimento. 

“A visão de educação empreendedora para o Sebrae é justamente essa, é de uma visão educação que transforma, que traz o aluno para centro, que o aluno é o protagonista de sua própria vida, de sua própria história”, diz Humara sobre a participação ativa dos estudantes. “São vidas sendo mudadas através de um projeto que está dentro da Instituição. Então não é um projeto apenas de papel, é um projeto de transformação”, pontua. 

Comentários

José Austerliano Rodrigues disse:

Artigo por Austerliano “O que é Empreendedorismo Sustentável”. José Austerliano Rodrigues é professor de Empreendedorismo.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.