Mais uma vez a participação de presidiários comandando o tráfico de drogas e a facção Okaida RB foi confirmada através de uma operação policial promovida na manhã desta terça-feira (4) em João Pessoa. A ação resultou na prisão de 19 pessoas, entre elas diversos detentos de penitenciárias paraibanas.
Leia também: Operação prende 19 suspeitos de tráfico na Paraíba
Em entrevista coletiva, o delegado Braz Morroni, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa (DRE), contou que a investigação contra os suspeitos já vinha ocorrendo desde fevereiro.
O delegado também confirmou que lideres da Okaida RB comandavam o tráfico de drogas e boa parte das ações da facção de dentro dos presídios.
“No decorrer desses nove meses foram 16 prisões em flagrante de vários envolvidos com o tráfico. Observamos que alguns presidiários mantinham o controle de alguns grupos de dentro dos presídios. De ontem para hoje, em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, representamos pelas preventivas (dos suspeitos) e deflagramos a operação, cumprindo esses mandatos de prisão”, afirmou o delegado em entrevista ao programa Correio Debate, da Rede Correio Sat.
A Operação Hidra faz parte da megaoperação nacional realizada por Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaecos) de 15 estados. Além da Paraíba, acontecem ações em Alagoas, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Roraima, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Ao todo, estariam sendo cumpridos mais de 450 mandados judiciais, entre busca e apreensão e prisão.