O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba lança nesta segunda-feira (12), em Itaporanga, no Sertão, a 420 km de João Pessoa, uma campanha educativa visando alertar os motoristas sobre o risco da mistura de álcool e direção nesta época de festejos juninos, quando se observa um aumento no tráfego de veículos nas principais rodovias do Estado. Ações interativas como o Bafômetro Digital e ‘selfie’ no Instagram serão desenvolvidas pelas equipes da Divisão de Educação para o Trânsito
Leia mais Notícias no Portal Correio
Com o slogan “Álcool e Direção, Pule essa Fogueira; caia no forró, mas não caia na lei seca”, a campanha propõe um caminho de prevenção e alerta sobre a mistura de bebida alcoólica e direção durante o São João, através de ações educativas que serão desenvolvidas junto com o público nos locais dos festejos de uma maneira descontraída, e, ainda, com ações envolvendo o âmbito digital.
“O nosso objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes durante o São João, conscientizando a população de uma maneira educativa com ações dinâmicas e interativas. É importante que todos tenham a consciência de que não se pode beber e dirigir. E a campanha adverte isso”, disse o superintendente do Detran, Aristeu Chaves.
No ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, a campanha estará presente no Parque do Povo, no Salão do Artesanato Paraibano e no Trem do Forró. Equipes do Detran também estarão atuando em João Pessoa e em várias cidades do interior, como Sapé, Bananeiras, Solânea, Sousa, Patos, Camalaú, Pedro Régis, Guarabira, Mari e Cajazeiras. Além das ações interativas, a campanha abrangerá todo o estado através de outdoor, veiculação em rádio, jornais, afixação de cartazes em bares e restaurantes, Ciretrans e Postos do Detran, repartições públicas em geral.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito, Abimadabe Vieira, as ações educativas serão realizadas em locais de grande circulação de pessoas, usando stand ou percorrendo lugares. “Durante o período da festa, uma equipe específica e treinada de promoters irá fazer as brincadeiras e sustentar o argumento de alerta e prevenção ao público”, adiantou Abimadabe.
Outra ação que deve chamar atenção da população é a senha de wi-fi dos bares e restaurantes e dos pavilhões onde ocorrem os festejos. A ideia consiste em, por meio de parceria com os bares/restaurantes, disponibilizar o wi-fi aos clientes com uma senha única: sebebernaodirija. Como é algo que geralmente é pedido assim que o cliente chega, a senha passa o recado de uma maneira simples.
Bafômetro Digital
Uma equipe circulará pelos locais das festas, abordando grupos de pessoas e fazendo elas entrarem na brincadeira: os que tiverem bebido e o bafômetro acusar, ganha adesivo relacionado e poderá fazer selfie com as plaquinhas para o Instagram. O que estiver limpo de álcool, também vai ser brindado com adesivo relacionado, fazer selfie com as plaquinhas e receber uma squeeze.
Selfie no Instagram
Os promotores farão selfies dos participantes da ação, com as plaquinhas, com adesivos, um jeito descontraído de atrelar ao objetivo de conscientizar cada vez mais pessoas. Nas fotos, a utilização das hashtags: #sebebernãodirija #puleessafogueira.