Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Detran-PB orienta sobre emissão e impressão do documento digital

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) está realizando uma campanha para incentivar os usuários para emitirem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), popularmente conhecido como ‘documento do carro’. A expedição do CRLV somente na versão digital é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia também: Prefeituras da Paraíba têm inscrições para concursos com 172 vagas

Veja, abaixo, o passo a passo para emissão do documento digital:

Emissão pelo aplicativo CDT:

Baixe o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’, disponível gratuitamente na Play Store e App Store. Depois de instalar o aplicativo no seu celular, veja como baixar o CRLV Digital.

  • Realize o cadastro de usuário no portal Gov.br. Ative a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Faça o login no aplicativo e clique na seção ‘Veículos’;
  • Clique na opção para adicionar o CRLV. Abrirá uma nova tela, onde você vai informar o Número Renavam e o Código de Segurança do CRV. Atenção: esse código encontra-se no CRV (Recibo de Compra e Venda do Veículo) e não no CRLV;
  • Clique em adicionar (se for o primeiro documento a ser adicionado no aplicativo será necessário criar um chave, senha, de 4 dígitos).

Depois disso, o CRLV estará disponível no aplicativo. O CRLV Digital possui o mesmo valor jurídico da respectiva versão impressa. Ele pode ser compartilhado com até 5 pessoas através do aplicativo e pode ser gerado numa versão em PDF, para ser impresso em folha de papel ofício, no tamanho A4.

Emissão do documento pelo site do Detran-PB:

  • Entrar no site do Detran-PB;
  • Na sessão ‘Veículos’, clique em ‘Emitir CRLV Digital’;
  • Faça o login no Portal de Serviços;
  • Preencha o formulário com a placa do veículo, o Renavam e o Código de Segurança. ATENÇÃO! Esse código encontra-se no CRV (Recibo de Compra e Venda do Veículo) e não no CRVL;
  • Clique em ‘Validar Emissão CRLV’ e em seguida clique para baixar o CRLV Digital;
  • Uma nova aba será aberta e você poderá fazer o download do documento em PDF ou a impressão em folha de papel oficio, no tamanho A4.

Quitação dos débitos

Ainda de acordo com determinação do Contran, o CRLV Digital somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos (inclusive IPVA), encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). Após essa quitação, no dia seguinte o usuário poderá solicitar a emissão e impressão do documento, sem a necessidade de comparecer às unidades do Detran-PB.

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do certificado físico. A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

Comentários

Jenndson lima disse:

Bom dia, já Paquei todas as tachas do licenciamento. Mas não está atualizado deste ano de 2021. Ainda esta do ano passado. Como faço? Até digital está desatualizado. Por favor ajuda ai.

Relmo da costa Nóbrega disse:

Bom dia, já Paquei todas as tachas do licenciamento. Mas não está atualizado deste ano de 2021. Ainda esta do ano passado. Como faço? Até digital está desatualizado. Por favor ajuda ai.

JOSE MARIA DO NASCIMENTO disse:

ESTIVE NO DETRAN DO CARRO LEGAL E A ATENDENTE ME INFORMOU QUE A RENOVAÇÃO DE MINHA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO ESTAVA BLOQUEADA E QUE PROCURASSE A SEDE DO DETRAN, NO BLOCO “C” PARA RESOLVER, PORÉM, NÃO CONSIGO FAZER O AGENDAMENTO.
COMO PROCEDER PARA AGENDAR?.

Marinaldo G Silva disse:

Boa tarde,
Sou o Marinaldo G Silva, efetuei o pagamento de IPVA em 29/04/2021,
(Sefaz), na CEF, e o Licenciamento em 30/04/2021, no Banco do Brasil!
Porém, não consigo até o momento, emitir o CRLV 2021.
Gostaria se possível, de informações a respeito!
Muito obrigado!
Atenciosamente,
Marinaldo G Silva.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.