Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Dez estaduais começam a ser decididos neste domingo

Dez campeonatos estaduais têm o primeiro jogo da final neste domingo (1º). Os torcedores de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul vão acompanhar nesta tarde quem vai dar um importante passo para a conquista do título em 2018.

Em Minas Gerais, às 16h, Cruzeiro e Atlético-MG fazem a primeira partida da decisão, na Arena Independência. O time de Mano Menezes chega invicto a disputa da final, faz o segundo jogo no Mineirão e tem a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota, desde que seja pela mesma diferença de gols.

A final do Campeonato Carioca vai ser entre Botafogo e Vasco. O jogo deste domingo, às 16h, acontece no estádio Nilton Santos, o Engenhão. A segunda partida será no Maracanã. O jogo vai marcar o duelo entre dois técnicos da nova geração: Alberto Valentim, pela Estrela Solitária, e Zé Ricardo, pelo Cruz-maltino.

Região Sul

No Rio Grande do Sul, o campeonato será decidido entre o Grêmio, de Renato Gaúcho, e o Brasil de Pelotas, comandado pelo ex-goleiro Clemer. Esta final é a reedição da decisão do primeiro Gaúchão, há 99 anos. Os dois times se enfrentam hoje na Arena do Grêmio, às 16h. Como o Brasil de Pelotas teve a melhor campanha da competição, o time tem a vantagem de decidir em casa, no próximo domingo.

O Campeonato Paranaense será decidido pelo clássico Atletiba. O jogo deste domingo será no estádio Couto Pereira, às 16h, casa do Coritiba. O Atlético-PR tem a vantagem de decidir no próximo domingo em casa, na Arena da Baixada. Esta é a 18ª vez que o maior clássico do estado decide a competição. O confronto das finais é bem equilibrado: o Coxa venceu nove vezes e o Furacão ganhou oito.

Região Centro-Oeste

O Campeonato Goiano vai ser decidio entre Aparecidense e Goiás. A partida deste domingo será em Aparecida de Goiás, no estádio Anníbal Batista de Toledo, às 16h. O Goiás luta pelo quarto título seguido da competição. Como os esmeraldinos tiveram a melhor campanha da primeira fase, tem a vantagem de decidir no estádio Serra Dourada, no próximo domingo.

Em Mato Grosso do Sul, o campeonato estadual vai ter uma final inédita: Corumbaense contra o Operário. Será o confronto do atual vencador estadual contra o time que mais vezes ergueu a taça do torneio. O jogo deste domingo será em Corumbá, no estádio Arthur Marinho, às 16h (horário de Brasília).

Região Nordeste

O Campeonato Pernambucano vai ter uma final histórica. Pela primeira vez o Central, time de Caruaru, vai disputar a decisão da competição. O confronto será contra o Nautico, que há 13 anos não é campeão estadual. O jogo deste domingo será no estádio Lacerdão, em Caruaru, às 16h. O time do interior de Pernambuco está invicto em casa e luta para ser o primeiro time de fora da capital a ganhar um torneiro. O Náutico só tem uma derrota na competição, contra o adversário da decisão, por 3 a 0.

O Campeonato Baiano vai ser mais uma vez decidido pelo clássico Ba-Vi. A idéia é que final apague as cenas horríveis que aconteram no primeiro jogo entre as duas equipes em 2018. Uma briga generalizada gerou a expulsão de sete jogadores e a partida terminou antes do tempo regulamentar. Neste domingo, o confronto será na Arena Fonte Nova, às 16h.

Como fez a melhor campanha da primeira fase, o Vitória tem a vantagem de dois empates ou uma vitória e uma derrota com a mesma diferença de gols.

Em Alagoas, o CSA e o CRB disputam a final do estadual. O primeiro jogo será neste domingo, às 16h, no estádio Rei Pelé. O CSA luta para conseguir um título depois de dez anos de jejum. Já o CRB quer ser tetracampeão estadual.

Região Norte

No Pará, Paysandu e Remo decidem o campeonato estadual. O jogo é o maior clássico do estado e será às 16h, no estádio do Mangueirão, em Belém.

*Por Carla Canteras, do R7

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.