Chuvas
Área da CBTU em João Pessoa ficou totalmente alagada, como ocorre em todo o período de chuvas intensas em JP (Foto: Divulgação/CBTU)

Dia começa com chuvas e trovoadas e Inmet prorroga alerta para incidentes

Novo aviso para acumulado de chuva vale para toda a Paraíba, até a 0h59 desta quinta-feira (14)

1293
COMPARTILHE

João Pessoa amanheceu sob chuva e muitos trovões nesta quarta-feira (13), como já era previsto pelos meteorologistas não só para a Capital, mas para quase todo o estado. A expectativa é de que siga dessa forma pelas próximas horas desta quarta-feira (13).

O alerta para riscos, como deslizamentos foi prorrogado, conforme mostra atualização feita nesta manhã pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), que é vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O novo aviso para acumulado de chuva vale para toda a Paraíba, até a 0h59 desta quinta-feira (14). De acordo com os estudos, as chuvas podem atingir até 50 milímetros por dia. Por conta desse volume, existe risco de alagamentos e deslizamentos.

Orientações

Especialistas orientam que a população evite enfrentar o mau tempo e observe possíveis alterações em encostas. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergências, devem ser acionadas a Defesa Civil (telefone 199 para todo o estado) ou o Corpo de Bombeiros (193). Em João Pessoa, a Defesa Civil municipal atende 24 horas no telefone 0800 285 9020.

Trânsito

Houve pontos de alagamento e trânsito lento em algumas localidades de João Pessoa. Imagens divulgadas em grupos no WhatsApp mostram parte dos transtornos causados em áreas próximas à Avenida Epitácio Pessoa.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que suspendeu a circulação dos trens por causa de alagamento nas linhas. Não há previsão para retorno das atividades.

“Devido às fortes chuvas na Região Metropolitana João Pessoa, alguns semáforos da Capital se encontram apagados ou intermitentes. Estamos com as equipes de manutenção semafórica reforçadas, atuando em três pontos da cidade simultaneamente”, disse a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Ainda conforme a Semob, foi identificado que na região do Bairro dos Estados a tensão da rede elétrica está oscilando em 150 volts, o que impede o funcionamento dos semáforos na região. Na região do Centro e do Bessa temos equipes trabalhando para identificar o problema ocorrido e tomar as devidas providencias.

Segundo a Semob-JP, os semáforos da Av. Pres. Epitácio Pessoa x Av. Maranhão e Av. Expedicionários x Av. Julia Freire são equipados com aparelhos que evitam problemas dessa natureza. “A variação inadequada na tensão elétrica durante forte chuva na última semana, no entanto, danificou estes equipamentos, que atualmente estão em manutenção”, informou a Superintendência.

Semáforos, às 15h55 em João Pessoa

Centro:
– Cardoso Vieira x Gama e Melo;

Bessa:
– Argemiro de Figueiredo x Ivanice Martins – Equipe no local
– Ivanice Martins x Fernando Luiz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas