Início Pandemia

Dia D de vacinação contra Covid é neste sábado (25), sem agendamento, em toda a Paraíba

Meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público-alvo preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações
Vacinação Campina Grande
Vacinação em Campina Grande (Foto: Codecom/PMCG)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza neste sábado (25) o ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19. A mobilização ocorre nos 223 municípios paraibanos, das 8h às 17h, com abertura de forma simultânea em João Pessoa e Campina Grande. Serão 520 pontos abertos espalhados pelo estado, com o intuito de oportunizar o acesso da população à vacina.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o objetivo é ampliar a oferta da 1ª dose para aqueles que já estão contemplados na campanha e não foram ainda vacinados, além de melhorar as coberturas de 2ª dose daqueles que já estão no período adequado para fechamento de seu esquema vacinal.

“Vamos realizar o Dia D no sentido de garantir o acesso a todas as pessoas que ainda não conseguiram se vacinar. Alinhamos com todos os Municípios que não será necessário o agendamento prévio para poder tomar vacina”, pontua.

O secretário destaca que a meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público-alvo preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações.

A procuradora do MPF, Janaina Andrade, ressalta a importância da adesão em massa e destaca que, de acordo com o artigo 3º, § 3º, da lei federal 13.979, se o cidadão tiver de dar expediente neste sábado (25), é possível ter ausência justificada. Ressalta, ainda, que “a vacinação é obrigatória e, embora não forçada fisicamente, é um dever não só individual, mas coletivo”.

“Há cerca de 500 mil pessoas na Paraíba que ainda não tomaram vacina contra a covid-19. O Dia D vai possibilitar que os paraibanos completem o esquema vacinal com a primeira ou segunda dose. É importante destacar que a vacina é um direito de todos, mas também um dever em prol do bem comum. Conclamamos aqueles que ainda não se vacinaram a se fazerem presentes nos postos de vacinação espalhados por todo o estado da Paraíba”, reforçou a representante do MPF.

Para se vacinar neste sábado (25) o cidadão não precisa fazer agendamento. Basta levar para o posto de vacinação o cartão SUS ou CPF, documento com foto e comprovante de residência.

João Pessoa aplica segunda dose e D1 para 18+ sem comorbidades

A Prefeitura de João Pessoa segue com a campanha de imunização contra Covid-19 e promove o Dia D da vacinação neste sábado (25), com a aplicação da primeira dose para o público a partir de 18 anos sem comorbidades. Além da imunização com a segunda dose para as pessoas que receberam a D1 da Coronavac há mais de 28 dias, e, há 90 dias, Astrazeneca e Pfizer. Veja aqui os locais.

Campina Grande terá 60 pontos

A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou a lista de locais que receberão ações do Dia D de vacinação contra Covid-19 neste sábado (25). Confira os pontos de imunização.

O esquema especial contemplará com a 1ª dose os adolescentes de 17 anos e os retardatários de 18 anos ou mais. Além disso, poderão se vacinar as pessoas que já atingiram intervalo necessário para 2ª dose das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.

No Dia D, não há a necessidade de agendamento para receber a vacina, mas é necessário observar o público-alvo de cada local.

Até o momento, Campina Grande imunizou mais de 280 mil pessoas com a 1ª dose e mais de 139 mil receberam a 2ª dose. Outras 6.265 tomaram a vacina da Janssen (dose única) e 4.755 já receberam a 3ª dose. 

Comentários

  • Matias Félix de Carvalho disse:

    Quero um Certificado oficial de que recebi as duas doses da vacina. como proceder?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.