Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

‘Dia D’ de vacinação contra Covid terá mais duas edições neste ano na Paraíba

Mobilização ocorrerá nos dias 22 e 29 de dezembro, nos 223 municípios do estado
Campanha de vacinação contra Covid em João Pessoa (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar nos dias 22 e 29 de dezembro mais duas edições do ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é melhorar as coberturas de 2ª e 3ª dose e ampliar o acesso de crianças e adolescentes com idade a partir de 12 anos à 1ª dose. A mobilização ocorrerá nos 223 municípios. A adesão da população é muito importante para garantir mais segurança nas comemorações de fim de ano.

A Secretaria de Estado da Saúde explica que 2ª dose da Janssen estará disponível em todo estado, de acordo com os seguintes critérios:

  • A 2ª aplicação deve ocorrer com o intervalo mínimo de 2 meses em relação à 1ª e o intervalo máximo é de até 6 meses
  • Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, pede que os Municípios se esforcem para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19. “É importante que os agentes comunitários de saúde busquem identificar as pessoas não vacinadas ou com doses em atraso e que a Unidades Básicas de Saúde atuem com horário estendido, horário alternativo ao funcionamento normal, ou ainda atuem em um local de grande movimento, como praças e feiras para facilitar o acesso da população aos imunizantes”, pontua.

A meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público com idade a partir de 18 anos. “Apenas 53 municípios paraibanos atingiram a meta. Isso significa que 170 localidades precisam se dedicar para garantir a imunidade de rebanho em todo estado”, finaliza, reforçando que esses dados são referentes à última atualização do Ministério da Saúde, em 9 de dezembro.

É importante reforçar que a vacina, juntamente com as medidas não farmacológicas já conhecidas, é o meio mais eficaz na prevenção da covid-19. A SES recomenda que municípios mantenham as salas de vacinação abertas, mesmo nos períodos festivos, para manter a oferta e acesso aos imunizantes.

Palavras Chave

PandemiaSaúdeVacina

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.