Moeda: Clima: Marés:
Início Música

Dia de Combate à LGBTQIAP+fobia terá show de Potyguara Bardo no Espaço Cultural

Data marca o fim do uso do termo ‘homossexualismo’ da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID) pela OMS
Potyguara
Foto: Divulgação/Secom-PB

O Dia Internacional Combate à LGBTQIAP+fobia, celebrado no dia 17 de maio, será marcado na Paraíba com show da cantora Potyguara Bardo, neste sábado (14), às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento faz parte da programação do Governo do Estado lançada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Funesc. A entrada é gratuita e não será necessária a retirada de ingressos.

A data marca o fim do uso do termo ‘homossexualismo’ da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial de Saúde, há 32 anos, por isso tornou-se simbolicamente a data internacional na luta pelos direitos da população LGBTQIAP+.

“Mesmo diante dos avanços, infelizmente o Brasil demonstra ser um dos países que mais viola os direitos desta população”, afirma Fernando Luiz, gerente de Direitos Sexuais LGBTQIAP+ da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

A drag queen Potyguara Bardo é a persona de José Aquilino que escreve, canta, performa e provoca reflexões  com hits famosos. Natural do Rio Grande do Norte, ela se inspirou em Rupaul’s Drag Race para mostrar seu trabalho ao mundo. Seu single ‘Oásis’ venceu a categoria de ‘Música do Ano’ no Prêmio Hangar de Música.

Além disso, em 2021, Potyguara foi parar na lista de drag queens com mais ouvintes mensais na plataforma Spotify em todo o mundo. Ela já lançou canções com parcerias como Gaby Amarantos, Mateus Carrilho e Luísa e os Alquimistas.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o show com Potyguara Bardo é mais uma atividade para marcar datas da agenda de defesa dos direitos humanos da população LGBTQIAP+ promovida pelo Governo do Estado.

“Dessa vez, após dois anos de pandemia, estamos levando este show para o Teatro de Arena tornando essa pauta cada vez mais vísivel. Juntos, a Semdh e a Funesc se unem com toda a população LGBTQIAP+ na luta pela construção de uma sociedade igualitária, humana e com respeito”, afirma a secretária. Segundo ela, os Espaços LGBTs de João Pessoa e Campina Grande atendem mais de 300 pessoas por mês e a demanda principal é o atendimento psicológico e jurídico. “A LGBTQIAP+fobia existe e ocorre principalmente no âmbito familiar”, explica.

A programação do Dia Internacional de Combate à LGBTQIAP+Fobia na Paraíba inclui rodas de terapia, formação de equipes, lives no Instagram com a temática e outras ações. Tudo está disponível no site da Semdh: https://bityli.com/EZrlfB.

Palavras Chave

Música

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.