Início Geral

Dia Mundial do Povo Cigano é comemorado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial do Povo Cigano, data marcada no calendário distribuído pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O Governo do Estado, por meio da Semdh, planeja ações para o próximo mês, quando no dia 24 de maio é comemorado o dia nacional da comunidade. No município paraibano de Sousa, encontra-se uma das maiores populações de ciganos do Brasil.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em agosto do ano passado, a Semdh realizou em Sousa o I Encontro de Ciganos do Nordeste, onde mais de 200 representantes de ciganos de etnias Calon, Sinti e Rom se reuniram. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 800 mil ciganos, distribuídos em 291 cidades brasileiras. A população cigana no Nordeste, em grande parte, não possui registro civil, consequentemente, tem dificuldades para acessar programas governamentais, redes públicas de saúde e educação e outros serviços.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a partir do protagonismo de lideranças ciganas, o setor público tem expressado preocupação com a execução de políticas públicas específicas para esta população. José Roberto da Silva, gerente executivo de Equidade Racial da Semdh, explicou que neste mês de abril, a Secretaria está focada nas ações para o povo indígena, devido ao Dia do Índio, comemorado no dia 19. Os Jogos Indígenas 2016 foram iniciados na manhã desta sexta-feira (8), na Aldeia Tramataia, município de Marcação. Porém, segundo o gerente, em maio haverá ações focadas no povo cigano.

Povos Ciganos – O povo romani é a principal etnia entre aqueles conhecidos como ciganos. Eles estão espalhados pelo mundo, muitos ainda levam uma vida nômade e sofrem com preconceito e perseguição. Desde 1990 comemora-se o Dia Internacional do Povo Cigano no dia 8 de abril, celebrando essa cultura e tentando dar visibilidade para os problemas enfrentados pelo grupo, que tem uma identidade cultural e linguística próprias.

No Brasil, existem três etnias ciganas: Calon, Rom e Sinti. Cada uma possui suas particularidades de grupos étnicos, línguas, culturas e costumes próprios. No Nordeste, estima-se que esta população seja de 60 mil pessoas, sendo a maioria da etnia Calon. No estado da Paraíba, há 27 municípios com registro de referência ou liderança cigana. Os municípios com maior número de ciganos são: a cidade de Sousa – há mais de 30 anos eles se fixaram na região, dividido em três ranchos, com aproximadamente 200 famílias; e na cidade de Condado, com cerca de 60 famílias.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.