Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Diagnóstico precoce do autismo e tratamento adequado aumentam a qualidade de vida

Sinais do TEA podem ser observados já a partir de alguns meses de vida
Foto: Divulgação

Quem convive com uma pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outros transtornos ou síndromes sabe que o diagnóstico precoce e as terapias adequadas aumentam a qualidade de vida, não só do paciente, mas de toda sua família.

Os sinais do TEA podem ser observados já a partir de alguns meses de vida. A falta de contato visual, inclusive no momento do aleitamento, pouca resposta ou reação excessiva a estímulos e distúrbios do sono são alguns deles.

Conforme o bebê se desenvolve, outros sinais podem ficar mais evidentes. É fundamental o pediatra, profissionais e familiares estarem atentos ao desenvolvimento esperado para cada idade.

Em João Pessoa, o Centro de Terapias Especiais, vinculado à Unimed, é um dos serviços de referência no tratamento do transtorno do espectro do autismo. A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, nutricionistas e especialistas em psicomotricidade, treino funcional, analistas de comportamento e acompanhantes terapêuticos. Os profissionais traçam um projeto terapêutico exclusivo para cada paciente, levando em consideração todas as suas necessidades e a capacidade de desenvolvimento de cada pessoa.

Pacientes com Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também são atendidos no espaço, que tem, aproximadamente, 550 metros quadrados de área verde, ambientes modernos e confortáveis que permitem a prática de atividades educativas, terapêuticas, recreativas e integrativas. Além disso, há viveiro de pássaros, fazendinha, horta, parque, gramado para recreação, salas modernas e climatizadas, Centro de Terapia e espaço de acolhimento. A integração dos atendimentos em um único ambiente facilita e agiliza o tratamento.

Para realizar o tratamento, é necessário solicitar autorização prévia no Viver Bem, setor que fica na sede da Unimed JP, na Torre. No local, uma equipe capacitada está pronta para esclarecer todas as dúvidas e agilizar os encaminhamentos. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Centro de Terapias Especiais funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, na Avenida Pedro II, 1373, no Centro de João Pessoa. Os telefones são 3024-7222 e 9-9944-3297.

Projetos e atividades do Centro de Terapias Especiais

Psicomotricidade -­ O tratamento consiste em desenvolver as habilidades físicas, auxilia no desenvolvimento motor e traz a consciência de disciplina que o esporte representa

Musicalização – Desenvolve a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a capacidade de sentir e distinguir estímulos sensoriais

Padovan – Trabalha de maneira dinâmica a organização neurofuncional, possibilitando o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas.

Treino funcional – Utiliza diversas técnicas de treinamento, como força, equilíbrio de propulsão, lateralidade e corporeidade para o despertar de cada marco do desenvolvimento

Oficina de habilidades sociais – Voltada para o treino específico em habilidades sociais para melhorar a comunicação, a oficina utiliza o diálogo com a família e a sociabilização com o ambiente.

Mentoria de pais –­Possibilita a interação entre o conhecimento dos pais e os processos terapêuticos desenvolvidos e aplicados aos pacientes, da continuidade da terapia e de trazer a família para perto

Mentoria de professores­- Tem como propósito ajudar no desenvolvimento técnico do professor, contemplando desde manejos comportamentais até a utilização de tecnologia assistiva.

Pediasuit – Abordagem que trata pacientes com distúrbios neurológicos e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas.­

Fotobiomodulação ­ É um recurso complementar ao tratamento e auxilia na recuperação de inflamações, aumenta a força muscular, ajuda na readequação de postura e nas funções do sistema estomatognático, além de reduzir os níveis de fadiga.

Bandagem elástica – Auxilia no tratamento em fonoaudiologia, na aquisição e adequação das funções do sistema sensório motor oral, como deglutição, mastigação, postura de repouso dos lábios, assimetrias musculares.

Palavras Chave

João PessoaSaúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.