Início Geral

Dimas Lucena lan?a novo livro de cr?nicas em Jo?o Pessoa

O cotidiano, a vida e o viver são algumas reflexões que podem ser encontradas no livro “Pensatas do Cotidiano: Ideias, Valores e Ideias”, de autoria do professor Dimas Lucena, que será lançado oficialmente neste sábado (1º), às 19h, no miniauditório da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O lançamento contará com a presença especial do humorista Cristovam Tadeu.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio
 
“Pensatas do Cotidiano” recebeu o selo da Editora Ideia e foi concluído em julho deste ano. A obra consta de crônicas e pensamentos que buscam refletir a vida e o viver. As crônicas abordam temas que vão da educação, psicologia, política e poder até aspectos como ciúmes e invejas. “Traz reflexões críticas, algumas poéticas, sobre a condição humana na dimensão do cotidiano”, comentou Dimas Lucena.
 
Na opinião do professor Edmundo Gaudêncio, que escreve o prefácio da obra, o livro contém inúmeras obras-primas sob a forma de pensatas, que vão da filosofia à pedagogia, passando pela arte, política e sociologia.
 
Quando questionado sobre sua relação com a crônica o professor Dimas Lucena respondeu que sempre valorizou a categoria do cotidiano e considera de fundamental importância a reflexão teórica para a vida, ligar o teórico ao fazer cotidiano das pessoas. “Assim, para mim, é essencial um olhar crítico sobre o mundo que nos cerca: a política, o amor, a inveja, o ódio, o poder. O necessário olhar crítico não impede o perfume poético”, comentou o professor Dimas.
 
Sobre a crônica no Brasil, Dimas Lucena, disse que o gênero se consolidou no país e tem origem no século XIX com o olhar crítico e profundo de Machado de Assis. Pelo “buraco da fechadura”, diz Dimas, com a sua retina, o cronista pensa o cotidiano nas suas múltiplas possibilidades e existências.
 
Dimas Lucena é doutor e mestre em Educação, psicólogo, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.