Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Diretoria da Fiep é empossada durante solenidade em Campina Grande

A diretoria que comandará a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) de 2019 a 2023 foi empossada nesta quarta-feira (25), no auditório do órgão, em Campina Grande. A cerimônia reuniu empresários de diversos segmentos, gestores e autoridades políticas. O empresário Francisco Gadelha, que está à frente da diretoria da federação desde 1995, foi reeleito para o sexto mandato através de votação unânime dos 25 presidentes de Sindicatos Patronais e ficará à frente da entidade pelos próximos quatro anos.

“Só neste último ano nós construímos mais de 30 mil metros de infraestrutura para a área educacional, tanto em Senai como no Sesi, e exatamente nesse último período nós digitalizamos todos os nossos equipamentos. Agora é realmente reforçar e preparar cada vez mais técnicos competentes para impulsionar o desenvolvimento da indústria paraibana,” contou o diretor.

Gadelha ainda enfatizou como enxerga a situação atual da indústria no estado. “Muita gente fala que nossa indústria está sucateada, isso não é verdade. A indústria têxtil, por exemplo, é uma que tem pequenas unidades no alto Sertão, em São Bento, em Itaporanga, Catolé do Rocha, mas também tem uma gigante aqui em Campina, já que hoje ela consumiria todo o algodão que os dois maiores estados produtores do Nordeste produziram na época do ouro branco, em apenas um ano”.

Francisco Gadelha segue na direção da Fiep pelo sexto mandato (Foto: Chico Martins/ Jornal CORREIO)

Na solenidade, que contou com a presença de importantes cargos do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o diretor ressaltou que o objetivo neste novo mandato vai ser o de preparar a indústria para estar dentro da revolução 4.0, que é aquela com mais tecnologia. 

Nesta eleição, a novidade é que a chapa agora é composta por três vice-presidentes executivos, em busca de uma representação mais voltada para diferentes regiões da Paraíba. Representando a região de Campina Grande, ficou responsável o empresário Manoel Gonçalves dos Santos Neto; para João Pessoa, José William Montenegro Leal; já para o Sertão, Pedro Abrantes Neto. Na composição existem ainda secretários, tesoureiros, diretores, membros do Conselho e delegados-representantes junto à Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Na oportunidade, o empresário e diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação Roberto Cavalcanti foi reeleito como delegado e abordou sobre a atuação no cargo. “Eu me sinto muito honrado de ter sido mais uma vez convidado para ser representante da CNI em Brasília, junto com Buega. É uma missão muito importante porque é um momento em que nós empresários do Brasil estamos juntos trocando ideias e informações,” destacou. 

Empresário Roberto Cavalcanti é reeleito para cargo de delegado representante junto a CNI (Foto: Chico Martins/ Jornal CORREIO)

Para Cavalcanti, o país está em um momento de adaptação positiva para a real situação da indústria. “Nós estamos enfrentando a realidade, antigamente nós vivíamos na irrealidade, nós tínhamos um orçamento que era quebrado a cada instante, agora nós temos que adequar o país, adequar as empresas e adequar nosso orçamento pessoal, o Brasil tem sido, nos últimos meses, uma consciência de realidade”, colocou. 

Buega ainda enfatizou que a indústria na Paraíba é responsável pela geração de emprego de aproximadamente 105 mil trabalhadores, com 20,8% dos empregos com carteira assinada no estado. Além disso, a Paraíba é o estado com melhor remuneração industrial da região Nordeste. O governador do estado, João Azevêdo (PSB), que também esteve presente na cerimônia, falou sobre a importância da atuação da Fiep.

“É um segmento extremamente importante para todo o estado, que gera empregos, e a gente tem que ter essa compreensão. Ao poder público, ao governo, cabe fomentar e criar as condições para que a empresa privada possa gerar os empregos necessários para a população,” destacou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.