Disciplinar ? preciso

15
COMPARTILHE

Quando você viaja para fora do Brasil é que se entende o verdadeiro sentido da “preservação do patrimônio”. Tive a oportunidade de vivenciar essa experiência e ver o quão distante estamos. Não vou comparar, por exemplo, a Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, com o Parque Marinho de Areia Vermelha, mas o sentido é o mesmo. Lá, não se pode fotografar em determinados espaços da basílica, ‘passar a mão’ nas estátuas, mas pode se sentar em um dos bancos, admirar e usufruir a história, o lugar.

Ontem, entraria em vigor as novas regras para visitação a um dos pontos mais belos do litoral paraibano. Entraria. É que Justiça, em decisão monocrática, deferiu liminar e suspendeu o Termo de Ajustamento de Conduta que proibia o comércio de bebidas e comidas em Areia Vermelha.

Não questiono a decisão da Justiça, já que esta cumpre com o seu papel ao ser evocada. Agora, disciplinar para preservar é essencial, seja na Itália ou em qualquer lugar deste País. Se as pessoas – e aqui me valho das exceções, claro – soubessem se utilizar do parque sem degradá-lo, maravilha, mas nós sabemos como fica Areia Vermelha ao final de um dia e os danos ecológicos à área ao final de cada verão. Chegará o dia em que não mais existirá.

Outro exemplo bem mais próximo da nossa realidade é a Barreira do Cabo Branco, que a cada dia se ‘desmancha’, literalmente, porque ao longo dos últimos anos, a preservação foi sendo colocada ao largo do crescimento urbano e, agora, sanar esses danos me parece impossível.

PRIORIDADE

A data-base dos servidores estaduais deve ser cumprida, claro que sim. Mas, em tempos de crise econômica, e que não dá sinais de ir embora nesse primeiro semestre, melhor receber o salário de janeiro em dia. Fontes da Praça dos Três Poderes informam que a prioridade da equipe econômica do Governo, no momento, é essa.

NOME SIM…

O deputado Efraim Filho respondeu “na bucha” ao ser perguntado se o nome dele poderia compor a chapa do PSB, encabeçada por João Azevedo, na vice: “Seria um bom nome para ser cabeça de chapa”.

…PARA PREFEITO

Efraim disse reunir todas as condições, já que é “filho de João Pessoa”, mas que, no momento, a prioridade é cuidar do mandato de deputado federal.

APOIO CONTINUA

O DEM, segundo ele, continuará apoiando o PSB de Ricardo Coutinho, o que considera uma aliança vitoriosa, que vem desde as eleições de 2010. Efraim compôs a chapa com Estela Bezerra em 2012.

PAI NÃO QUER

Sobre o ex-senador Efraim Morais ser o nome indicado ao PSB, ele disse que apesar de apoiar, deu a entender que não estaria nos planos do pai, a disputa em 2016.

O QUE FAZER

Tota Guedes, presidente da Famup, disse que a situação dos municípios paraibanos está insustentável por conta do pagamento de duas folhas de dezembro, sem falar no reajuste do salário mínimo e do piso do magistério, esse mês. Que o ‘arroxo’ está grande, sabemos, mas se puxarem pela memória, terão onde cortar.

QUEBRADEIRA

O ex-prefeito Tota vai participar de uma reunião no Rio Grande do Sul, no dia 26 deste mês, com a presença de prefeitos de todo o Brasil. Na pauta, a quebradeira nos municípios.

IESP INSCREVE

O Iesp, que lançou novo curso de Fisioterapia durante o programa ‘Verão é na Correio’, está recebendo inscrições com a nota do Enem até o dia 22 deste mês.

BETO DO BRASIL

O prefeito de Solânea, Beto do Brasil, decidiu que não disputará a reeleição este ano. Ele ainda não explicou os motivos e disse que o fará posteriormente quando oficializar o anúncio.

SAI PELA TANGENTE

Extraoficialmente, comenta-se que desistência seria por falta de recursos. Agora, o nome mais cotado seria o do vice-prefeito Kayser Rocha.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas